Alguns motivos para conhecer e amar Berlim

17 de junho de 2019

Dicas para curtir Berlim 60mais

Berlim é uma cidade antiga com uma mentalidade moderna. Mais do que bonita, é interessante, especialmente para quem curte história, política, urbanismo e alta cultura.

Em uma primeira visita, é normal andar pelas ruas tentando imaginar onde houve um dia um muro que dividiu a cidade, as pessoas, as famílias e o mundo.

Sem olhar no mapa, não tem como saber qual foi o lado oriental ou ocidental, já que, trinta anos depois da queda do muro, as duas partes da cidade foram totalmente integradas.

Apesar do passado historicamente sombrio, Berlim é uma cidade vibrante, jovem e alegre.

A comunidade é altamente consciente e atenta às questões globais. Um exemplo disso é que desde cedo as crianças são incentivadas, inclusive pelas escolas, a fazerem passeatas pelo meio ambiente.

Berlim 60mais

Composta por 40% de parques, praças, lagos e canais, Berlim é conectada com a natureza.

O planejamento urbano sem barreiras elimina os obstáculos para idosos e deficientes. Quase todas as calçadas da cidade têm guias rebaixadas nos cruzamentos. Os ônibus com símbolo de cadeira de rodas são equipados para o acesso a cadeirantes. Fora isso, a cidade tem um banco de dados online aberto aos cidadãos com mais de 30 mil informações sobre acessibilidade às instalações e prédios na cidade.

Berlim já foi capital de cinco sistemas diferentes de governo que tiveram algo em comum: programas de construção e urbanização ambiciosos. Foram iniciativas que possibilitaram uma grande diversidade em termos de propostas urbanas e arquitetônicas.

5 dicas para curtir Berlim
Motivos para conhecer Berlim 60mais

Além dos famosos monumentos, como o Portão de Brandemburgo, o Parlamento Alemão, a Catedral, a praça Alexanderplatz e os restos da Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, quando visitar Berlim não deixe de incluir no seu roteiro:

Museumsinsel (Ilha dos Museus)

São 5 museus listados pela UNESCO com milhares de artefatos da história antiga até os dias atuais. No “Neues Museum”, o objeto mais famoso é o busto de Nefertite. Reserve um dia inteiro para esse programa.

Galerias de Arte

Colecionadores do mundo todo visitam as galerias de Berlim em busca de novos talentos. Para quem ama arte, é legal planejar uma viagem para o Berlin Art Week em setembro ou Gallery Weekend no final de abril, quando dezenas de galerias badaladas abrem suas portas para o público.

Arte Berlim 60mais
Rausch Chocolates

Esta é certamente a loja de chocolate mais linda da cidade ou, quem sabe, do mundo. Mesmo para quem está em dieta ou não gosta de chocolate, vale a visita para ver as esculturas fantásticas dos monumentos da cidade em chocolate. Verdadeiras obras-primas.

Museu DDR

É um programa bem turístico, mas importante porque dá uma noção de como era a Berlim do tempos comunistas. Você poderá simular um passeio num Trabant (o carro russo que marcou época) pelas ruas da cidade e entrar nos ambientes de um apartamento do lado oriental decorado com os itens da época.

Concertos locais

Com uma programação intensa, Berlim é um destino para quem ama concertos eruditos. São três grandes casas de ópera e oito orquestras profissionais, incluindo a mundialmente famosa Filarmônica de Berlim. A cidade tem uma grande variedade de apresentações ao longo do ano nas principais salas de concerto, assim como igrejas históricas, palácios, parques (no verão, é claro) e outros locais.

Outra dica é explorar a cidade caminhando. Com a topografia plana, fica bem mais fácil ir de um lugar para o outro.

Programas culturais Berlim 60mais

Você não precisa falar alemão para ser bem-vindo em Berlim. Na maioria dos locais, as pessoas falam inglês perfeitamente e recebem os estrangeiros com delicadeza e atenção. Outro aspecto que torna Berlim acessível é o fato de não ser tão cara como as outras capitais da Europa.

Para conhecer a capital da Alemanha, planeje ficar no mínimo 3 dias e aproveite ao máximo tudo o que a cidade oferece.

Compre um guia de viagem bacana e busque informações em sites que tem boa curadoria como o Viaje na Viagem ou a Time Out Berlin, que tem as programações sempre atualizadas dos eventos e lugares mais descolados para visitar.

Depois disso, gute reise! Uma boa viagem em alemão.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.