Roma: uma viagem para curtir “la dolce vita”

10 de maio de 2019

Viagem para Roma 60mais

Roma é a cidade da fé, da história, da moda, da boa comida, do cinema, das artes e de tantas outras experiências que fazem um lugar ser interessante.

Com um centro histórico classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, Roma exala história em todos os cantos da cidade, seja por causa dos monumentos ou da arquitetura milenar.

Roma 60mais

O Museu do Vaticano e o Coliseu, por exemplo, estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, recebendo milhões de visitantes por ano.

A imersão histórica já valeria uma viagem para Roma, mas a cidade é mais que isso.

Roma pode lembrar um set de filmagem (aliás, muitos filmes foram realizados ali).

É a cidade perfeita para passeios, fotos e selfies – inclusive porque há um vendedor de bastão de selfie em praticamente todos os cantos.

Nada como sair pela cidade (a pé ou de vespa) para explorar as ruínas, ruelas, restaurantes, sorveterias, lojas e sentir a atmosfera única da cidade que, no entardecer, fica banhada com uma luz única que se reflete nos laranjas e ocres das suas fachadas.

Os sabores da cozinha romana
Roma culinária 60mais

A comida típica de Roma geralmente é simples, gostosa e usa ingredientes locais.

Não vá embora sem provar algum de seus pratos clássicos, entre eles as massas com molho carbonara, espaguete cacio e pepe, pizza alla romana, maritozzo (um pão adoçado e recheado com chantilly), pizza e mortazza (um sanduíche de pizza), saltimbocca, cacioffi alla giudia (alcachofras fritas) ou trippe (comida histórica, mas opiniões controversas…).

Para não cair em nenhuma roubada gastronômica, fique atento a alguns detalhes:

• Evite menus turísticos nos centros históricos. Dificilmente uma refeição completa por 10 ou 15 Euros terá ingredientes de qualidade.
• Fuja dos restaurantes que buscam clientes nas ruas. Quem é bom não precisa fazer isso.
• Confira SEMPRE a conta e o valor cobrado no cartão de crédito.

Cinco lugares para explorar a cidade de Roma

Fizemos uma pequena seleção de passeios onde você poderá curtir a cidade. Confira.

Topo da Basílica de São Pedro

Roma tem mais de 900 igrejas, mas é a Basílica de São Pedro que reina suprema entre todas. É a maior e mais opulenta igreja de toda a Itália. No interior, você encontra a Pietà de Michelangelo e o altar de bronze de Bernini. Cada centímetro da enorme igreja parece estar coberto de mármore ou ouro. Se tiver fôlego, não deixe de subir ao topo da cúpula… são 551 degraus que valem o esforço. A vista é simplesmente maravilhosa.

Trastevere
Transtevere Roma 60mais

O Trastevere é considerado um dos bairros mais charmosos de Roma. As ruas estreitas e cobertas de hera conquistam turistas e moradores locais. Alguns desses becos cênicos são cheios de jovens que procuram diversão noturna, mas durante o dia o lugar é bucólico e tranquilo. Para fazer uma foto memorável, vá até o beco coberto de videira chamado Vicolo della Torre, pertinho da Via della Lungaretta.

Fontana di Trevi

A maior fonte de Roma fica no final de um aqueduto que funciona desde o século 19. A Fontana di Trevi foi construída numa mistura de estilos barroco tardio e neoclássico, usando pedras de travertino de Tivoli e mármore de Carrara.O barulho da água compõe o cenário, dando vida aos personagens da fonte. Segundo uma lenda popular, jogar uma moeda de costas para a fonte significa que você voltará a Roma novamente. Não existe nenhuma evidência de que isso funcione, mas não custa tentar, né?

Campo di Fiori

Atualmente o espaço abriga um vibrante mercado, considerado o mais colorido de Roma. De manhã, vendedores locais montam barracas de frutas, legumes frescos, flores, temperos, licores, roupas, chapéus e outros artigos. Mas ali nem tudo sempre foram flores. A praça foi usada para execuções públicas no século dezessete – por isso ostenta uma estátua encapuzada de Giordano Bruno, que foi queimado ali mesmo por heresia, quando suas filosofias foram contra os ensinamentos da igreja. O Campo di Fiori é a única praça em Roma que não tem uma igreja.

Monti

O lugar tem uma mistura legal de lojas vintages, restaurantes familiares, boutiques de luxo e lojas de gelatos. Além disso, é considerado um dos bairros mais bonitos do centro de Roma, onde Woody Allen filmou Para Roma com Amor. Nas ruas de paralelepípedos, o jasmim desce em cascata pelas paredes de prédios de apartamentos em tons pastéis e a hera cria uma cortina no pátio externo durante o verão. Nas noites quentes, a praça principal do bairro se transforma em um evento chique. Sente-se nos degraus, beba um pouco de prosecco e aproveite ao máximo a dolce vita.

Uma dica bacana para explorar Roma como os locais é buscar experiências no site do Airbnb. Lá você encontra desde aulas de culinária até um tour pelos cantos assombrados da cidade. Confira aqui.


MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.