Por onde começar sua viagem ao redor do mundo?

1 de setembro de 2020

Quem nunca quis viajar pelo mundo, não é? Com todas as lindas paisagens que existem no nosso planeta, é difícil não cogitar, pelo menos uma vez, fazer uma viagem ao redor do mundo e conhecer tudo que há para ver. 

Sem dúvida, é um processo que requer muita organização e cautela, mas é mais possível do que você imagina. Para tirar este grande sonho do papel, reunimos algumas dicas práticas para você começar seu planejamento:

Como comprar as passagens?

Viagem ao redor do mundo - 60 mais

Certamente, esta é a etapa mais preocupante da viagem ao redor do mundo e que exige um planejamento cuidadoso. Tudo vai depender do orçamento que você pode investir na sua aventura. Afinal, isso determinará quantos destinos você vai visitar, quanto gastará em cada lugar e também o valor que investirá nas passagens.

Existem diversas formas de economizar, como escolher hospedagens mais econômicas ou optar por um período de baixa para viajar. Entretanto, investir nas famosas “passagens de volta ao mundo” pode ser uma ótima estratégia para o seu planejamento financeiro. Nesta modalidade, você pode escolher um determinado número de paradas em diferentes países no seu trajeto e usar apenas um bilhete na viagem inteira.

Você pode fazer uma simulação usando os destinos que sonha visitar e a duração da sua viagem para descobrir qual seria o valor da passagem. No momento, três companhias oferecem este serviço prático: SkyTeam, OneWorld e a Star Alliance.

Quanto tempo ficar em cada lugar?

Se a sua viagem de volta ao mundo vai durar 1 ano ou 1 mês, é essencial determinar um tempo de permanência em cada lugar, e isso vai depender do seu estilo de viagem e do seu pique. Por exemplo, algumas pessoas são mais objetivas e acreditam que 3 dias em um lugar já são suficientes, enquanto outros preferem permanecer por mais tempo para absorver a experiência.

Entretanto, é importante respeitar o tempo que você considera ideal para conhecer cada lugar e o seu corpo, para não ficar tão cansado. Não é interessante e nem confortável apressar a viagem só para contabilizar mais países no seu roteiro. Se for necessário, exclua alguns destinos para que você realmente possa curtir o que cada lugar tem a oferecer.

Mantenha a mente aberta

Mesmo com tudo planejado, imprevistos acontecem e é importante estar com a mente aberta e flexível para receber estas mudanças da melhor forma na sua viagem ao redor do mundo. 

Por exemplo, alguns dias chuvosos podem estragar um passeio que você tinha agendado, mas dicas de turistas locais e outros viajantes podem te oferecer outra visão sobre o lugar em que você está e mudar completamente seus planos.

Aliás, é até interessante não deixar todos seus passos planejados e deixar que as emoções e clima do momento te guiem para novas aventuras. Quando estamos em outro lugar, podemos ficar assustados com o desconhecido ou deixar os medos de lado e explorar o que há de novo.

Escolha o ponto de partida

Como planejar uma viagem ao redor do mundo - 60 mais

Para dar o pontapé inicial no planejamento do roteiro da sua viagem ao redor do mundo, é preciso escolher o país onde tudo vai começar. Aliás, se você vai usar a passagem de volta ao mundo, este local também será o ponto final da sua viagem, o que deixa a tarifa mais barata.

Depois de escolher o primeiro destino, você pode começar a ligar os pontos do roteiro ao incluir os outros lugares que você deseja visitar nessa aventura. Comece conectando os destinos indispensáveis, que não podem faltar no roteiro e depois vá incluindo outros lugares que se encaixam no trajeto e vão enriquecer sua viagem.

Quando o roteiro estiver finalizado, é hora de resolver assuntos mais burocráticos! Entenda como funcionam os vistos de entrada para cada local, se vacinas são necessárias e, por fim, a moeda de cada país. Sem dúvida, é uma parte do planejamento que requer pesquisa e dedicação, mas é essencial para que sua viagem aconteça com segurança. E o lado bom é que esse planejamento já faz você entrar no clima da viagem!

Faça as malas

Como esta será uma viagem em que você estará sempre transitando de um lugar para outro, opte por malas compactas e leves. Afinal, elas são ideais para te trazer mais conforto e mobilidade. 

Sendo assim, estude o clima dos lugares que vai visitar e leve apenas o essencial, sem exageros! Até porque você terá oportunidade de fazer boas compras ao longo do roteiro e precisa de espaço na bagagem para trazer tudo para casa.

Se todas estas dicas te inspiraram a criar o roteiro da viagem ao redor do mundo, não deixe de conferir 5 destinos exóticos para explorar nesta matéria.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.