Uma viagem para Gramado e Canela

1 de julho de 2021

Com a chegada dos dias frios de inverno, os destinos brasileiros especializados em experiências da estação se tornam ainda mais requisitados, como Gramado e Canela. 

Localizadas no estado do Rio Grande do Sul, com apenas 7km de distância entre si, as duas cidades fazem parte da Serra Gaúcha e foram desenvolvidas para oferecer experiências únicas aos turistas, especialmente em dias com temperaturas mais baixas.

Durante o auge do inverno, em julho, a temperatura média da região é de 10°C, podendo se aproximar de 0°C nas noites mais geladas, resultando em leves camadas de gelo na paisagem nas manhãs.

Exatamente por conta das temperaturas frias que a região Sul é a mais buscada no inverno. Pensando nisso, reunimos algumas atrações de Gramado e Canela que precisam entrar no seu caderninho de programação de viagens.

O que fazer em Gramado

Considerado o maior destino turístico do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado foi construída em 1875 e expressa fortes influências das colonizações alemã, italiana e portuguesa.

Com cerca de 35 mil habitantes, a pequena cidade é repleta de construções inspiradas no continente europeu, o que torna o ambiente ainda mais acolhedor e atrativo nos dias de inverno. Ainda assim, Gramado conta com elementos típicos da cultura gaúcha, principalmente na culinária.

Com tudo isso, confira algumas atrações e pontos turísticos que não podem passar em branco na sua visita a Gramado.

Centro de Gramado
Centro comercial de Gramado RS - 60+
(Foto: Divulgação / Gramado Blog)

Como as principais atrações da cidade estão no próprio centro ou próximas a ele, você passará pela área algumas vezes durante a sua visita. Lá estão os principais restaurantes da cidade, além das lojinhas de lembrancinhas e produtos artesanais e tradicionais vendidos pelos comerciantes.

Le Jardin
Le Jardin campo de lavandas no Rio Grande do Sul - 60+
(Foto: Divulgação / Le Jardin)

Para os apreciadores de flores e paisagens naturais, o Le Jardin é uma visita obrigatória! Repleto de lavandas de diversas espécies e cores, o parque conta com diferentes jardins para que os visitantes apreciem a vista e tirem fotos inesquecíveis. 

O Le Jardin também possui um bistrô e lojinha de souvenirs para quem quiser esticar a visita e levar uma lembrança do ponto turístico.

Lago Negro
Lago Negro Gramado RS - 60+
(Foto: Divulgação)

Tanto para uma caminhada ao redor do lago, um passeio em pedalinhos de cisne branco ou simplesmente para apreciar a paisagem, o Lago Negro é um ponto turístico para todos os gostos.

Localizado apenas a 2km de distância do centro de Gramado, o parque conta com uma paisagem rica em árvores, plantas e flores, especialmente para aproximar o visitante da natureza.

Snowland
Snowland Gramado RS - 60+
(Foto: Divulgação / Snowland)

Por mais que seja um parque de diversão de neve, ele não é destinado apenas às crianças. O Snowland conta com um espaço com neve artificial, em que você pode patinar no gelo, esquiar e até mesmo praticar snowboarding!

Como as temperaturas são bem geladas dentro do parque, a equipe disponibiliza vestimentas adequadas para a prática dos esportes e visita ao Snowland. Dentro da área nevada, você pode visitar um dos cafés e apreciar um chocolate quente como se estivesse no pico de uma montanha.

O que fazer em Canela

Por conta da proximidade entre as cidades, você pode visitar Gramado e Canela na mesma viagem. Canela é dividida pelo Rio Caí e, assim como Gramado, conta com atrações para todos os tipos de turistas, especialmente no inverno.

Parque Estadual do Caracol
Parque Estadual do Caracol Canela - 60+
(Foto: Marcelo Brandt/G1)

Um dos cenários mais conhecidos de Canela não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. No Parque do Caracol, é possível apreciar a vista da Cascata do Caracol, uma queda d’água de 130 metros em meio às árvores e montanhas.

Para os aventureiros, o parque também possui trilhas e um observatório que oferece uma vista completa de toda a paisagem natural.

Alpen Park
Alpen Park Canela
(Foto: Divulgação / Alpen Park)

Para quem vai acompanhado da família e, principalmente, de crianças, o Alpen Park é um destino em que a diversão está mais do que garantida.

Com os brinquedos clássicos de parque de diversão, como montanha russa e elevador, o Alpen Park também conta com experiências mais próximas à natureza, como descida de tirolesa e arvorismo.

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra Serra Gaúcha  - 60+
(Foto: Divulgação / Falando de viagem)

Enquanto visita o centro de Canela, você não pode deixar de conferir a arquitetura gótica da Catedral de Pedra. Construída em 1953, a construção conta com uma torre de 65 metros e pinturas clássicas em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.

Na calçada, os jardins trazem ainda mais beleza ao cenário, que é o ponto perfeito para fotos da viagem.

SkyGlass Ferradura 
SkyGlass Ferradura Canela - 60+
SkyGlass no Rio Grande do Sul - 60+
(Fotos: Divulgação / SkyGlass Ferradura)

Por fim, uma novidade recém inaugurada é o SkyGlass Ferradura, indispensável na sua viagem entre Gramado e Canela! Ele conta com a primeira ponte de vidro do Brasil, especialmente para oferecer uma vista única do Parque da Ferradura e do Rio Caí. 

O solo de vidro permite que os visitantes vejam toda a vegetação sob a ponte, que foi construída sem interferir na altura das árvores, especialmente para proteger e cultivar toda a beleza do Parque da Ferradura.

Aliás, para quem gosta de uma dose extra de adrenalina, o SkyGlass possui um monotrilho sob a ponte com cadeiras suspensas para quem quer apreciar a vista e sentir aquele friozinho na barriga ao mesmo tempo.

Para conhecer mais destinos no Brasil para todos os gostos, leia esta matéria completa.

Qual destes pontos turísticos de Gramado e Canela vão entrar no topo da sua lista? Compartilhe sua opinião nos comentários! Para ficar por dentro de mais dicas e notícias, acompanhe também o 60+ no Instagram

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.