Dicas para viajar de avião com muito mais conforto
7 de fevereiro de 2020
(Foto: Shutterstock)
Viajar é uma das atividades mais prazerosas da vida. Melhor ainda quando podemos usufruir de alguns confortos que fazem a aventura ser menos cansativa. Concorda? Pensando nisso, criamos uma listinha com dicas para os 60+ que amam viajar de avião, mas que adoram chegar cheios de energia no seu destino.
Escolha bilhetes aéreos com o mínimo de escalas
Muitas vezes os preços de bilhetes aéreos são tentadores em alguns websites. Os trechos de ida e volta podem custar simplesmente a metade do preço normal. Diante disso, você não pensa duas vezes: compra a passagem na hora, sem olhar alguns detalhes que fazem toda a diferença, como a quantidade de conexões e o tempo que isso vai levar. Algumas viagens internacionais se tornam extremamente cansativas porque o itinerário inclui várias escalas, aumentando em até 24 horas ou mais o tempo de vôos e esperas em aeroportos. A economia pode ser boa, mas pense nas suas costas, no seu humor e no estado físico e mental que você vai chegar ao seu destino. Muitas vezes, são necessários dias a mais para começar a aproveitar a viagem que você tanto sonhou.
Não exagere na bagagem de mão

(Foto: Shutterstock)
Em viagem internacional, normalmente você tem direito a despachar uma bagagem e outra pequena para levar dentro da aeronave. Prepare uma bagagem leve para trazer consigo. Algumas vezes pode ser altamente estressante ter que colocar as bagagens no alto do bagageiro, porque nem sempre há espaços sobrando perto do assento ou porque ninguém vai ajudar a levantá-las. Se você tem qualquer problema de coluna, isso até pode ser arriscado e provocar lesões.
Escolha seus assentos com antecedência
Se possível, escolha com bastante antecedência seu assento no avião quando viajar na classe econômica. Você costuma ir muito ao banheiro e não dorme em vôos? Dê preferência aos assentos no corredor. Se você dorme a viagem toda, é melhor ficar na janela. Evite o assento entre duas pessoas desconhecidas, porque você terá que tomar cuidado para não se desequilibrar durante o sono e cair para os lados. Em diversas companhias, existe a opção de “econômica premium”, com espaços maiores entre os bancos. O investimento é um pouco maior, mas o conforto também.
Viaje em baixa temporada

(Foto: Shutterstock)
A vantagem da fase madura é ter geralmente mais flexibilidade na agenda para viajar. Por isso, evite as altas temporadas, quando os aeroportos e aeronaves costumam estar lotados e existe chance constante de “overbooking”. Ninguém merece ter que adiar a ida ou o retorno por conta disso. Cansa, né?
Aproveite os cartões de crédito que oferecem acesso à sala VIP
Salas VIP são um conforto que faz toda diferença em qualquer viagem. Elas costumam oferecer comidas, bebidas, banheiros limpos (inclusive para banhos) e ambientes agradáveis para descansar. A maioria dos cartões de crédito de tipo gold, platinum e black oferecem acesso a salas VIPs pelo mundo afora, assim como os bilhetes aéreos das classes superiores ou programas de pontuações em companhias aéreas. Antes de viajar, confira se você tem esse benefício. Senão, ainda resta a opção de pagar pelo acesso na maioria das salas VIPs, com valores que costumam variar.
Não leve malas pesadas
A tecnologia das malas evoluiu muito. Mais do que o conforto das rodinhas, algumas usam materiais que são levíssimos. Claro que não adianta nada utilizar uma mala leve se ela estiver lotada de roupas e itens pesados =) Tente fazer uma mala com peças essenciais e que você vai realmente usar. Malas pesadas são desconfortáveis em qualquer momento e, algumas vezes, inclusive geram um baita estresse, quando, por exemplo, você não encontra um táxi ou Uber que comporta todas as suas bagagens.
Use roupas confortáveis

(Foto: Shutterstock)
Roupas apertadas devem ser evitadas em qualquer vôo, porque podem inclusive afetar a circulação sanguínea. Opte por tecidos macios e peças que sejam confortáveis. O mesmo vale para os calçados. Aliás, ao viajar de avião, é recomendado ainda usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios.
Peça ajuda quando precisar
As companhias aéreas costumam dar atenção especial para crianças e pessoas mais velhas. Se você não tem pique para andar longos corredores até o avião, não tenha vergonha de pedir o auxílio de uma cadeira de rodas. É um direito seu =)








