Conheça os benefícios do exercício físico para a qualidade do sono
21 de setembro de 2018
Pesquisas já comprovaram que a prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade de sono. E uma boa noite de sono vai te ajudar na hora dos exercícios. Portanto, é um ciclo que só trará benefícios para o seu dia a dia, disposição e hora de descanso.
Dormir bem, de 7 a 8 horas por noite, pode melhorar sua disposição na hora de praticar exercícios. Também potencializar efeitos como a perda de gordura, a aceleração do metabolismo e a construção de músculos.

Já a prática de exercícios regulares realizados corretamente podem baixar níveis de ansiedade, estresse e ajudar até mesmo com problemas de insônia. Você vai sentir aquele cansaço bom, com gosto de realização e poder deitar na cama tranquilo.
Para que esse ciclo de benefícios seja aproveitado da melhor maneira, aqui vão algumas dicas que você pode seguir:
Para o Sono:

– Tente manter um horário regular para deitar e acordar.
– Na hora de deitar, durma mesmo. Não fique vendo TV, mexendo no celular, tablet ou computador. Apague as luzes e relaxe. As luzes desses equipamentos até tarde confundem o nosso relógio biológico e deixam nosso cérebro em alerta, dificultando a diminuição de atividade entre os neurônios e o descanso necessário.
– Se estiver com dificuldade para dormir, a dica é prestar atenção somente na sua respiração e esvaziar a mente.
– Próximo à hora de dormir, não faça atividades estressantes. Assim como o efeito das luzes, o estresse deixará seu cérebro funcionando mais intensamente, prejudicando a serenidade fundamental para o sono adequado. O que significa que voce irá acordar já cansado no dia seguinte, com a sensação de não ter dormido direito.
– Faça seu jantar todos os dias também em um horário regular e opte por refeições leves que não exijam muita digestão. Evite tomar café e refrigerantes.
Para os exercícios:

– Tente fazer os exercícios pela manhã ou pela tarde. Durante esses períodos, a quantidade de endorfina (hormônio do bem estar) liberada pelo corpo é maior, por isso, se você puder fazer seus exercícios nesses horários opte por eles, seu desempenho será melhor.
– Se você só puder fazê-los durante a noite, busque exercícios de menor intensidade. Muita atividade próxima a hora do sono pode acabar causando o efeito contrario do que estamos buscando. Isso porque de qualquer maneira seu corpo irá produzir endorfina durante os exercícios e ela te deixará mais ligado e acelerado.
Se esforce e experimente mudar seus hábitos durante um mês. Você deverá sentir a diferença e aí tudo passa a ser automático depois de um tempo.
Exercícios bem feitos, noites bem dormidas e você mais bem disposto, descansado e feliz!








