Receita de pizza napolitana para fazer em casa
7 de julho de 2021
(Foto: Deposit Photos)
No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza, essa delícia italiana que tem um espaço especial na mesa dos brasileiros, principalmente nos fins de semana. Um dos tipos mais pedidos em todo o mundo é a pizza napolitana, que ganhou esse nome em homenagem à cidade de Nápoles.
Segundo uma pesquisa feita pela ECD Food Service, nosso País é o segundo que mais consome pizza no mundo, com uma média de 1,7 milhões de pizza por dia, perdendo apenas para os Estados Unidos. Não há como negar que é uma paixão nacional.
Para comemorar essa data, que tal se arriscar na cozinha e preparar uma pizza napolitana deliciosa? Ótima para os dias mais frios de inverno que pedem uma refeição quente e saborosa.
Selecionamos, então, dois tipos de receitas de pizza napolitana, uma vegana, sem nenhum ingrediente de origem animal, e uma clássica. Confira a seguir:
PIZZA DE COPA DEFUMADA

Ingredientes: massa
- 1 kg de farinha de trigo;
- 2 g de fermento biológico seco;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 30 g de azeite extra virgem;
- 2 copos e ½ de água gelada.
Ingredientes: molho
- 1 lata de tomate pelado;
- 1 colher de sopa de azeite;
- Sal a gosto.
Ingredientes: recheio
- 200 g de copa defumada;
- 1 kg de mozarela;
- 100 g de azeitona roxa;
- 1 cebola roxa;
- 2 gemas;
- Orégano a gosto.
Modo de preparo
Adicione na batedeira com gancho a água gelada e a farinha. Deixe bater por 5 minutos em velocidade baixa. Coloque o sal e deixe bater por mais 5 minutos. Repita esse processo com o fermento e depois com o azeite. Por fim, divida a massa em 6 partes e coloque para descansar na geladeira por aproximadamente 12h. Quando for esticá-la, tire da geladeira com pelo menos 1h hora de antecedência.
Para fazer o molho, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até virar um purê.
Para o montagem, espalhe o molho por toda a massa, coloque 1/6 da mozarela (aproximadamente 150 g), as fatias de copa defumada e também a cebola roxa cortada em meia lua.
Por fim, basta assar em uma temperatura de 350 ºC. Quando estiver pronta, coloque por cima fios de gema. Bata as azeitonas e acrescente para finalizar junto com o orégano.
PIZZA VEGANA DE MOZARELA

Ingredientes: massa
- 250 g de farinha de grão-de-bico;
- 400 g de farinha de aveia;
- 1 colher de sopa de fermento;
- 200 ml de água morna;
- 60 g de azeite extra virgem;
- Sal a gosto.
Ingredientes: recheio
- 1 xícara de molho de tomate;
- 1 maço de manjericão;
- 300 g de mozarela vegana;
- 100 g de tomate cereja;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes secos da massa em uma vasilha. Misture e adicione os líquidos: água e azeite. Com a massa pronta, estique em uma forma untada e faça pequenos furos com o garfo.
Coloque o molho para ferver por cerca de 15 minutos junto com o sal e a pimenta do reino. Depois de pronto, espalhe pela massa, adicione a mozarela e os tomates cerejas. Leve ao forno por 25 minutos a 200 °C. Finalize com as folhas de manjericão.
Dicas de vinho para harmonizar com a pizza napolitana

Harmonizar um bom vinho com pizza é uma das melhores combinações possíveis. Por isso, se você não abre mão dessa bebida milenar, mas não sabe qual a melhor opção para os sabores escolhidos, confira algumas sugestões. Veja:
Corte Português: feito com mais uvas do que os vinhos tradicionais, por isso, tem um sabor intenso, concentrado e encorpado, que combina perfeitamente com a pizza Marguerita;
Tannat: é uma opção de vinho com características aromáticas, geralmente com tons de baunilha e frutas silvestres, que o deixa com um sabor marcante para ser combinado com opções de pizza mais gordurosas como a de Copa e Presunto;
Chardonnay: tem características frutadas, com um leve toque refrescante e ácido, perfeito para harmonizar com pizzas que levam ingredientes fortes como a de Quatro Queijos, por exemplo;
Merlot: com aroma leve, com notas frutadas e acidez equilibrada, esse vinho harmoniza perfeitamente com a pizza Portuguesa, que tem muitos ingredientes e pede uma bebida mais leve;
Cabernet Sauvignon: intenso e com notas de ervas e frutas, esse vinho ajuda a harmonizar o paladar com pizzas que levam embutidos, como o Pepperoni e também a Calabresa;
Pinot Noir: com sabor delicado, notas de amora, cereja e framboesa, além de aromas mais terrosos, pode ser a escolha perfeita para uma pizza de Champignon;
Sauvignon Blanc: por fim, se você ama pizza de Rúcula com Tomate Seco, harmonize com essa opção de vinho branco, com aroma de frutas cítricas, hortaliças e frutas tropicais.
Aliás, aqui no site do 60+ você também encontra conteúdos exclusivos sobre receitas veganas para aquecer o seu inverno e também tudo sobre vinhos sul-americanos.








