Vamos falar de etarismo?

23 de agosto de 2021

O preconceito contra pessoas idosas, chamado etarismo (ou ageísmo ou idadismo), é algo frequente e que atinge não só os 60+, mas todos aqueles que são considerados “velhos demais” para exercer algumas funções de maneira geral.  

Segundo o InfoJobs, 70% dos profissionais com cerca de 40 anos ou mais afirmaram já terem sido vítimas de preconceito devido à idade. Porém, são exatamente esses profissionais que se destacam por terem mais experiência, organização, força de vontade e até mais disposição ao trabalho, engana-se quem pensa ao contrário.   

A expressão etarismo foi utilizada pela primeira vez por Robert N. Butler, gerontologista. O médico usou o termo etarismo para definir essa discriminação contra adultos considerados “mais velhos” e chama a atenção para o fato de que este é um preconceito que exclui e prejudica a saúde mental das pessoas maduras.

Sabemos que esse preconceito existe no dia a dia profissional e social, muitos de nós provavelmente já passamos por isso. Mas o fato é que a idade cronológica avança para todos e cabe a cada um escolher  como quer envelhecer. Existem vários exemplos de pessoas maduras que começaram uma carreira de sucesso ou uma atividade esportiva após os 50 ou 60 anos.

É preciso entender que o envelhecimento é um processo natural e a sociedade deve tratá-lo como tal. Afinal, começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos. 

Ou seja, valorizar e respeitar a história, a experiência e a sabedoria daqueles que já passaram por trajetórias e vivências diversas é fundamental para uma sociedade mais consciente, saudável e com oportunidade para todos.

Como combater o etarismo? 
Uma conversa sobre etarismo - 60+

De acordo com a American Psychological Association, o etarismo é considerado um preconceito, assim como o de gênero e raça, por exemplo. Por isso, é urgente criar políticas públicas para combater e enfrentar esse tipo de discriminação séria e incompreensível. 

Algumas atitudes simples podem ajudar, como:       

  • Garantir através de leis a proteção das pessoas que sofrem essa discriminação; 
  • Conscientização da população através de ações desde cedo em escolas e também palestras em empresas, por exemplo;
  • Incentivar nas empresas a utilização de colaboradores multigeracionais;
  • Veicular na mídia projetos e posicionamentos que defendam essa causa; 
  • Investir em campanhas através de meios de comunicação como televisão e internet. 

A idade é apenas um número. Precisamos dar voz para essa luta, uma vez que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2031, haverá mais idosos do que crianças (até 9 anos) no País. Depende de cada um de nós combater esse preconceito, começando pelos que são mais próximos, não aceitando estereótipos e também valorizando e respeitando aqueles mais velhos que nós. 

Aliás, quer se inspirar para se reinventar ou saber mais sobre saúde e prevenção? Aqui no site do 60+ você encontra conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo sênior e também uma matéria sobre como cuidar da saúde mental.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.