Conheça os principais tipos de cerveja e suas melhores combinações

8 de outubro de 2020

A cerveja é um dos tipos de bebidas alcoólicas mais consumidas e apreciadas em todo o mundo. E, não é para menos, são diversas opções – nacionais e internacionais – com características únicas e sabores marcantes para agradar os mais diversos paladares. 

Segundo dados da AMBEV, somente no segundo semestre de 2019, foram comercializados mais de 18,2 milhões de hectolitros (100 litros) de cerveja em todo o Brasil, um grande marco para o setor. 

E, com tantos tipos à nossa disposição, fica até difícil escolher – e acertar – na hora da compra. Por isso, trouxemos uma seleção especial com os seis principais tipos de cerveja mais consumidos, sugestões de como harmonizar com petiscos, pratos principais, sobremesas e também as principais cervejarias para cada estilo.

IPA (INDIANA PALE ALE)

Tipos de cerveja IPA - 60+

Esse tipo de cerveja é mais forte e com notas bem amargas, já que tem uma forte concentração de lúpulo e também de malte. Como o nome já entrega, essa cerveja foi desenvolvida especialmente para os colonos ingleses que vieram da Índia e precisavam de uma bebida com alto teor alcoólico. 

Harmoniza perfeitamente com: comidas mais apimentadas, queijos fortes, cortes de porco e carnes mais gordurosas.

Cervejarias para experimentar: Baden Baden, Schornstein, Bodebrown, Cevada Pura e Colorado.  

STOUT 

Tipos de cerveja Stout  - 60+

Essa cerveja preta é bem típica de regiões como a Inglaterra e também a Irlanda, com aroma e sabor torrados que lembram o café e também o cacau. Mas é possível encontrar variações mais amenas, como as adocicadas e as mais secas. A Stout tem espuma cremosa e espessa. 

Harmoniza perfeitamente com: sobremesas que tenham chocolate e café, sorvete, presunto cru, gorgonzola e carnes vermelhas. 

Cervejarias para experimentar: Guinness, Colorado, American Stout, Irish Stout, Foreign Extra Stout e Oatmeal Stout.

PILSEN

Tipos de cerveja Pilsen - 60+

A Pilsen foi desenvolvida na República Tcheca, na cidade de Pilsen, em 1842. Esse é um tipo tradicional de cerveja clara, seca, levemente maltosa, bem suave e com um leve toque de amargor que agrada todos os paladares.

Harmoniza perfeitamente com: pratos mais leves que levam frutos do mar e também com aperitivos como castanhas, nozes, queijos e amendoim. 

Cervejarias para experimentar: Privovar Samson, Zeit Pilsen, Lohn Bier Pilsen e Leopoldina Pilsner Extra. 

AMERICAN LAGER

Tipos de cerveja American Lager - 60+

Para quem está começando agora a entrar no mundo dos cervejeiros, pode escolher a American Lager, cerveja com notas leves de malte, bem atenuada e de baixa fermentação. A American Lager é o estilo de cerveja mais consumido no mundo. Mas, cuidado, ela possui um teor altíssimo de carboidratos. 

Harmoniza perfeitamente com: peixes brancos, saladas, aves, queijos, sopas e caldos. 

Cervejarias para experimentar: Klein, Blackbone, Schornstein, Budweiser. 

WEISSBIER 

Tipos de cerveja Weissbier - 60+

Essa é a típica cerveja Alemã que leva em sua composição maltes de trigo, que dá a famosa cor clara e espuma altamente cremosa à bebida. Aliás, essa cerveja é bem leve e com aromas que podem lembrar pão, banana e cravo por causa das leveduras usadas em sua produção. 

Harmoniza perfeitamente com: saladas frescas como a caprese e a caesar, pratos da culinária japonesa e massas recheadas como ravióli e tortellinis. 

Cervejarias para experimentar: Baden Baden, Franziskaner Hefe-Weissbier, Dama Bier Weiss, Paulaner Hefe Weiss e  Eisenbahn Weizenbier.

BARLEY WINE 

Harmonização Barley Wine - 60+

Original da Inglaterra, a Barley Wine é um tipo bem diferente das tradicionais cervejas. Com alto teor alcoólico e tons de malte marcantes que beiram o amargo, esse tipo não é gaseificado. Também conhecida como “vinho de malte”, é ótima para acompanhar sobremesas.  

Harmoniza perfeitamente com: pudim de leite, tortas, carnes de caça e queijo maturados.   

Cervejarias para experimentar: Firestone Walker Sucaba, Thomas Hardy’s Ale, Biertruppe Vintage Nº 1. e Three Floyds Risgoop. 

Por fim, agora que você já conheceu os principais tipos de cerveja e é fã desse tipo de conteúdo relacionado às bebidas, precisa conferir aqui no site do 60+ uma matéria exclusiva sobre drinks para brindar a longevidade e também uma com os melhores vinhos sul-americanos.   

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.