Beach tennis: uma modalidade do esporte que virou tendência
25 de maio de 2021
(Foto: iStock)
Manter o corpo e a mente sempre em movimento é mais do que essencial para nossa saúde e bem-estar. Aliás, um novo esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil é o beach tennis, que é uma modalidade do tênis, só que praticado na praia.
Essa modalidade, para quem não conhece, pode ser feita na areia – que é o ideal – mas também em gramados e quadras indoor. É um esporte gostoso que caiu nas graças de pessoas de qualquer idade e que veio para ficar.
Aliás, o tênis é um dos esportes mais completos que existem. Um estudo realizado pelo British Journal of Sports Medicine, chegou à conclusão que esse esporte pode ajudar a reduzir em até 50% o risco de morte entre os praticantes.
A pesquisa ainda mostrou que pessoas que colocam em prática essa atividade física, ainda têm 56% menos chances de desenvolver doenças ligadas ao coração.
Mais benefícios do beach tennis
Por ser um esporte que trabalha o corpo inteiro, o beach tennis ajuda a desenvolver todos os músculos. E ainda melhora a densidade dos ossos, queima calorias, acelera o metabolismo, melhora a capacidade física e motora de quem pratica.
Outro ponto a se destacar é o menor impacto por causa da areia, ou seja, o beach tênis evita lesões, diferente de espaços com terrenos mais duros como o concreto, por exemplo, que podem favorecer lesões mais sérias.
Além disso, como o beach tennis é praticado ao ar livre, normalmente em um ambiente calmo e que traz tranquilidade como a praia, ele pode ser uma alternativa ao combate à depressão e à ansiedade. Mas, você não precisa necessariamente estar na praia para praticar esta modalidade. Atualmente, podemos encontrar quadras de beach tennis em diversas cidades do País por ser um esporte bastante procurado.
Dicas para praticar o beach tennis
Antes de começar a praticar o beach tennis ou qualquer outra atividade, procure seu médico e um instrutor de educação física para que esses profissionais possam tirar todas as suas dúvidas e ainda acompanhar esse processo.
Aliás, como esse esporte é feito ao ar livre, confira algumas dicas para você levar em consideração na hora de colocar em prática:
- Mantenha-se hidratado;
- Passe protetor solar no rosto e corpo;
- Escolha uma roupa leve e que tenha proteção UV;
- Invista em um tênis confortável;
- Carregue com você álcool em gel;
- Use um boné ou viseira;
- Óculos de sol também pode te ajudar;
- Faça refeições leves.
Por fim, aqui no site do 60+, você ainda encontra uma matéria especial sobre como as academias ao ar livre criam impacto positivo na vida dos 60+. Além de ficar por dentro dos benefícios para o corpo e mente com apenas 10 minutos de alongamento por dia.