Como aliviar sintomas da menopausa com receitas naturais
6 de junho de 2018
Processo natural do organismo das mulheres, a menopausa não precisa obrigatoriamente de tratamento, mas devido a diversos incômodos que aparecem com a ausência da produção de determinados hormônios, muitas mulheres vem buscando ajuda para ter melhor qualidade de vida.
Reposições hormonais e até mesmo terapias alternativas podem ser excelentes alívios. Mas, como tudo na vida, essa parte da sua saúde também deve ser muito bem equilibrada. Então, que tal além de procurar um especialista para conversar sobre a sua menopausa e buscar ajuda, experimentar algumas receitas naturais que poderão dar uma turbinada na sua disposição e bem estar?
Óleo de linhaça
Rico em fitoestrogênio, o óleo de linhaça pode ser introduzido em diferentes receitas para ajudar a aliviar sintomas como o climatério, aquele momento em que você começa a sentir ondas de calor sem explicação, devido a sua ação nos vasos sanguíneos. Mas, consuma com moderação já que é um óleo gorduroso.
Suco de tomate
Pesquisadores da Universidade de Tóquio descobriram que o suco de tomate bem temperado com uma pitada de sal, manjericão e suco de limão age de forma semelhante ao hormônio estrogênio no nosso organismo. Por isso, mulheres que passaram a tomar o suco diariamente tiveram a redução de alguns sintomas da menopausa como os calores, irritabilidade e ansiedade. Além disso, passaram a queimar mais calorias mesmo em estado de repouso.

Vinagre de maçã
Para ser usado em receitas assim como o óleo de linhaça, o vinagre de maçã é rico em mais de 30 nutrientes essenciais, alguns deles capazes de revitalizar o organismo favorecendo o controle hormonal e amenizando os sintomas da menopausa. Você pode até tomar meio copo de água morna com 20ml de vinagre de maçã pela manhã em jejum. Essa receita aumentará os efeitos e você deverá sentir diferença em poucos dias.
Chá de amora
Muito bem recomendado para tratar as dores de cabeça e as insônias da menopausa por sua ação antioxidante, o chá de amora é fácil de fazer e gostoso de tomar. Claro que você vai encontrar sachês de chá prontos por aí, mas quanto mais natural for, mais benefícios o seu corpo vai conseguir absorver.

Lembrando que, toda alimentação equilibrada fica melhor ainda com uma rotina de exercícios físicos regulares. Eles ajudarão a manter ainda mais sua disposição dia após dia, já que são essenciais na produção de diferentes tipos de hormônios do bem estar.
Se você já estiver em tratamento, lembre-se de conversar com o seu médico antes de experimentar receitas (mesmo que naturais) regulamente. E se você ainda está pensando em iniciar um tratamento, converse com seu médico sobre as terapias alternativas que podem agir como coadjuvantes.








