Como ter uma relação saudável com a comida
8 de outubro de 2021
(Foto: Freepik)
Além de nutrir o corpo, o alimento também está conectado a diversas emoções e memórias da mente. Por exemplo, alguns pratos trazem aquela nostalgia da infância, enquanto outros despertam lembranças específicas de um momento especial entre amigos. Por outro lado, a relação saudável com a comida pode ser afetada por sentimentos como a ansiedade e tristeza.
Infelizmente, a busca pelo prazer que é oferecido pela comida em momentos de incerteza e solidão podem desencadear uma relação emocional negativa com a comida, podendo até resultar em transtornos alimentares em casos graves, como a compulsão ou anorexia.
Sendo assim, o comer emocional representa o ato de se alimentar com o objetivo de aliviar ou até mesmo esquecer um sentimento, geralmente negativo. Como o prazer do alimento é instantâneo, a pessoa costuma se sentir culpada ou ainda mais triste depois da refeição.
Por isso, este é um hábito que pode afetar não apenas a saúde física, por conta do exagero de alimentos que geralmente não são saudáveis, como também causar problemas psicológicos.
Entenda as principais diferenças entre ansiedade, estresse e preocupação nesta matéria completa.
Dicas para construir uma relação saudável com a comida

Com isso, o primeiro passo para reconhecer o problema é identificar o impulso e o sentimento que está atrelado à fome emocional. Para isso, é muito útil anotar as suas refeições, junto com os acontecimentos do dia, assim você pode observar os padrões e buscar ajuda profissional assim que puder.
Além disso, você pode integrar alguns hábitos mais saudáveis na rotina para cuidar da sua alimentação, destacando o papel que ela possui como fonte de energia e nutriente para corpo, e não como uma solução instantânea aos problemas do momento:
- Dispense dietas restritivas demais, elas podem causar ainda mais ansiedade e sentimento de culpa. Busque uma alimentação balanceada, consumindo alimentos mais doces e gordurosos com moderação e de acordo com recomendações médicas;
- Transforme a hora da refeição em um momento de atenção. Deixe as distrações de lado, coma devagar e aprecie cada detalhe do alimento, é uma ótima forma de apreciar a comida e se sentir mais satisfeito;
- Em momentos de ansiedade e tristeza, busque outras atividades que você gosta. Desde exercício físico, até leitura, pintura ou dança, opte por uma alternativa mais saudável para transformar seu dia;
- Entenda como você está se sentindo antes da refeição. Se você parar para pensar e observar que realmente está com fome ou já é a hora adequada de comer, honre este momento e aprecie seu alimento. Entretanto, se perceber que está buscando a comida como válvula de escape, reflita um pouco e tente buscar outras alternativas.
Você já parou para observar sua relação com a comida? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários! Siga o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas notícias e debates da comunidade.








