Saiba quais são os benefícios da acupuntura
22 de novembro de 2018
Muitos já ouviram falar sobre a acupuntura mas nem todos sabem para o que ela pode ser utilizada ou como realmente funciona. Além disso, existe sempre o medo das agulhas!
Saiba agora um pouco mais sobre essa técnica terapêutica milenar da medicina chinesa, que pode ser utilizada para diversas finalidades.
Como Funciona

A acupuntura atua diretamente no maior órgão do corpo humano: a pele. Geralmente através da inserção de agulhas nos pontos mapeados pela Medicina Tradicional Chinesa em todo o corpo. Esse estímulo age diretamente nas terminações nervosas e envia mensagens ao cérebro. “Ela atua na intenção de reequilibrar energeticamente o organismo. Para os chineses quase não se faz a distinção entre físico e mental que costumamos fazer no Ocidente. Ambos estão intimamente ligados”, explica Lívia Maria Siqueira, fisioterapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa com aprimoramento no Hospital de MianYang.
Portanto, acredita-se que atuar no mental traz benefícios físicos assim como o caminho oposto, quando há ação direta no corpo para colher os reflexos também psicológicos e emocionais.
Prevenir é melhor que remediar
O ditado antigo demonstra sua sabedoria também quando se trata de acupuntura. Lívia explica: “O pensamento da Medicina Chinesa é bastante preventivo, mais do que curativo. É importante lembrar que a acupuntura é uma técnica dentro de um sistema de medicina que prega diversas outras práticas para reequilíbrio do corpo, como a necessidade da atividade física, alimentação balanceada baseada nos cinco elementos, entre outras práticas que se complementam na busca pela saúde integral”.
E quais são os benefícios?
A acupuntura pode trazer diversos benefícios de acordo com a pessoa, frequência das sessões, necessidades e condições específicas do organismo. As melhoras podem aparecer em pouco tempo ou demorar algumas sessões. “Benefícios imediatos fáceis de serem percebidos são aqueles mais relacionados com a rotina, como maior disposição para as atividades, melhora na digestão e diminuição da insônia”, esclarece Lívia.
Já para tratar questões como a ansiedade, que precisa ser trabalhada todos os dias nas dimensões psicológica e física, é necessário mais tempo para perceber os efeitos, além de ser aconselhável um acompanhamento psicológico para trabalhar diretamente as questões emocionais envolvidas.

“Os estímulos provocados pelas agulhas nos pontos de acupuntura causam dois tipos de resposta: uma local e outra sistêmica, que é a enviada para o cérebro para ser ‘lida’ e, assim, tornar possível para o corpo combater as causas de um desequilíbrio energético”, diz a fisioterapeuta. É por isso que a técnica busca enxergar além de apenas uma dor local ou reclamação específica. É importante buscar as causas para a condição atual do organismo como um todo, sejam elas emocionais ou físicas.
Segundo a fisioterapeuta, a acupuntura pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, no equilíbrio dos níveis glicêmicos e no fortalecimento da imunidade. “Existem hoje comprovações de que a técnica melhora toda a função metabólica e de produção de hormônios, o sono, a digestão, diminui crises de enxaqueca e é indicada para qualquer patologia. Pois, se ela não atuar diretamente no curso da doença, pode ser complementar e grande aliada”, conta a fisioterapeuta. Um exemplo são os pacientes com câncer, que buscam a terapia para mitigar os efeitos da quimioterapia, como cansaço, enjoos, vômitos e falta de apetite. Já para as dores musculares e superficiais, a acupuntura tem uma ação rápida, analgésica, de efeito local.
Para quem tem medo de agulha
Se você sempre teve um pé atrás com a acupuntura por causa das agulhas, há uma boa notícia: existem outras técnicas que agem nos pontos de acupuntura sem precisar furar a pele. São utilizados para tanto outros materiais que também estimulam os pontos de acupuntura, como os ímãs na magnetoterapia, os dedos na acupressão e as sementes de mostarda ou esferas magnéticas na auriculoterapia (pontos da acupuntura na orelha).
Mais qualidade de vida e menos remédios
A acupuntura pode ter uma ação direta e eficaz ao aumentar o bem-estar e prevenir algumas doenças. Desse modo, pode haver uma diminuição da necessidade de uso de alguns medicamentos que fazem parte da rotina diária, o que vai depender de cada caso. Para isso, é imprescindível que seu médico acompanhe de perto as respostas do paciente ao tratamento e faça as modificações medicamentosas conforme necessário.
Para começar a desfrutar dos benefícios da acupuntura, busque um profissional de confiança, preferencialmente especializado em Medicina Tradicional Chinesa, para fazer uma avaliação global da sua saúde. Mas é importante também conversar com seu medico caso esteja fazendo algum tratamento especifico.








