Saúde da mulher: como viver e se alimentar bem depois dos 50

8 de março de 2021

Certamente, manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma prática essencial para cuidar do corpo. Entretanto, as necessidades do corpo vão mudando com o passar dos anos e, com isso, algumas mudanças na dieta se tornam importantes para preservar a saúde da mulher.

Por volta dos 50 anos, alterações hormonais, cardiovasculares e musculares acontecem e pedem novos hábitos para continuar oferecendo todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Além disso, a menopausa também pode trazer grandes mudanças para a saúde da mulher, principalmente quando está no climatério.

Entendendo os efeitos da menopausa

Geralmente, os sintomas mais comuns da menopausa são as famosas ondas de calor e também a secura vaginal, entretanto, cada mulher pode sentir diferentes mudanças durante esta fase. 

Por isso, o acompanhamento ginecológico é essencial, tanto para entender as alterações quanto para buscar as medidas apropriadas que garantirão seu conforto neste momento.

Com a variação hormonal, o ganho de peso nesta fase é extremamente comum, já que há um aumento natural nos índices de acúmulo de gordura e também na perda de massa magra. Neste momento, é essencial adotar hábitos mais saudáveis e conscientes, especialmente na alimentação.

Hábitos alimentares que podem beneficiar a saúde da mulher

Primeiramente, é essencial lembrar que você não precisa cortar nenhuma delícia da sua dieta. O segredo é o equilíbrio! Com moderação, você pode seguir uma alimentação balanceada que nutre o corpo e te faz feliz.

É interessante reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e apostar em ingredientes naturais e frescos, especialmente para controlar os níveis de açúcar e sódio. Além disso, também é importante controlar a ingestão de álcool, já que ele e o açúcar podem elevar o risco de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, a dupla composta pela vitamina D e o cálcio precisam estar em destaque na sua alimentação. A partir dos 50 anos, os ossos começam a ficar mais frágeis e ambas vitaminas são essenciais para mantê-los fortes e resistentes por mais tempo. 

Exercícios físicos para saúde da mulher - 60 mais

A atividade física é importante para a manutenção da saúde dos ossos. Segundo o Dr. Guilherme Laranja, reumatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a prática de exercícios que fortalecem os músculos ajuda a proteger os ossos, além de estimular o sistema imunológico e também aprimorar o equilíbrio, o que ajuda a evitar quedas.

Confira mais dicas e informações importantes sobre a vitamina D nesta matéria.

Por fim, a melhor forma de adotar uma dieta que atenda tudo que a saúde da mulher precisa é consultando um especialista, que identificará todas as vitaminas que você precisa ou não suplementar. 

Conhecendo as superfoods

Saúde da mulher superfoods - 60 mais

Também conhecidas como superalimentos, as superfoods são ingredientes que trazem benefícios expressivos para o corpo. Por isso, selecionamos alguns deles que podem potencializar a saúde da mulher, principalmente depois dos 50 anos:

  • Tahine: feito a partir de sementes de gergelim, o tahine é rico em cálcio e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares; 
  • Inhame: potencializa o sistema imunológico e traz sensação de saciedade de forma saudável;
  • Linhaça: ajuda a regular os níveis hormonais e estimula a atividade do metabolismo;
  • Hibisco: auxilia a reduzir a retenção de líquidos e melhora a hipertensão arterial;

Quais mudanças alimentares você realizou depois de chegar aos 50 anos? Compartilhe aqui nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.