Mochilão na maturidade. Por que não?

19 de dezembro de 2019

O mochilão é um estilo de viagem que basicamente pressupõe o desapego. Com poucas peças de roupas na bagagem, um roteiro flexível, hospedagem em albergues e hotéis baratos e ausência de pressa, os viajantes saem em busca de experiências que vão muito além do que os melhores sites e guias de viagem contam para nós.

A ideia é explorar locais novos, conhecer pessoas diferentes, voltar para casa com muitas histórias para contar.

É um tipo de viagem super comum entre jovens que estão numa fase da vida em que não trabalham e precisam aproveitar com inteligência suas economias.

No entanto, ao viajar pela Europa e outras partes do mundo, você vai notar que o mochilão é um estilo de viagem que não tem a ver com a idade das pessoas.

São jovens que estão na faculdade, casais com filhos pequenos, casais sem filhos, adultos sozinhos e, claro, pessoas maduras que amam viajar de um jeito livre e sem pressa para voltar para casa.

 

Afinal, o que define um mochilão?

Mochilão na maturidade 60 mais

Muita gente ainda pensa que mochilão é apenas viajar com uma mochila nas costas e pouco dinheiro. Quando, na verdade, dá para ser mochileiro com uma mala de rodinhas e obviamente sem passar “perrengues”, mas apenas aproveitando o dinheiro de forma otimizada e menos consumista. Quanto mais tempo o dinheiro durar, mais tempo será possível viajar. Esse é o conceito.

Para quem é 60+ e tem uma mentalidade jovem, sem barreiras, esse estilo de viagem pode ser muito divertido e prazeroso.

 

3 ideias de mochilão

Europa

Mochilão na maturidade 60 mais

Já pensou passar um ou dois meses viajando pela Europa? E, em vez de hotel e Airbnb, ficar em albergues onde circulam muitas pessoas e é possível fazer novas amizades? Com pouca bagagem, é mais fácil se deslocar, pegar trens, conseguir bilhetes aéreos mais em conta, por exemplo. Se você não domina o inglês, tem a opção de mochilar em Portugal e países com línguas latinas fáceis de compreender, como Itália e Espanha. Levando apenas o essencial, é possível fazer uma reflexão sobre o que realmente importa em nossa vida.

 

Sudeste Asiático

Viajar para o sudeste asiático 60 mais

Para quem tem um pouco mais de experiência em viagens, outra ideia legal é partir para o sudeste asiático e visitar países como a Tailândia, o Vietnã, o Laos, o Camboja, a Indonésia. A passagem para esses países pode ser cara, mas chegando lá é tudo baratíssimo (comida, hotel, transporte, etc.). Não espere encontrar a organização da Europa, mas os serviços costumam funcionar bem. Para aproveitar essa viagem é fundamental estar aberto para uma cultura diferente da nossa e experimentar comidas diferentes, além de falar um pouco de inglês.

 

Costa do Pacífico

Mochilão na Costa do Pacífico 60 mais

Uma outra ideia de mochilão é viajar pela Costa Oeste Americana e Canadense a fim de explorar cenários de natureza exuberante. Você pode começar a viagem em San Diego e subir a Costa do Pacífico até chegar em Vancouver, de ônibus ou trem. Pode fazer uma pausa e acampar em alguns parques. Ou, se tiver no pique, emendar com o Alasca. De preferência, faça essa viagem no verão para aproveitar mais a beleza das paisagens e não precisar carregar roupas pesadas demais na bagagem.

Mesmo sendo um tipo de viagem para espíritos aventureiros, o mochilão requer um planejamento prévio. Por isso, aqui damos algumas dicas importantes:

Viajar depois do 60 mais

1. Defina um roteiro básico levando em conta uma região ou continente – mudanças
podem (e vão) acontecer no percurso, mas pelo menos você tem um mapa a seguir.

2. Determine o valor que você poderá gastar diariamente, incluindo transporte,
hospedagem, comida, museus e outras necessidades. Não fuja do orçamento para não ter que voltar antes do previsto ou gastar mais do que gostaria.

3. Leia tudo o que puder sobre mochilões, seja em blogs, sites e livros. Quanto mais
informado estiver, mais poderá aproveitar sua viagem.

4. Estude os locais que você deseja visitar a fim de evitar países menos seguros ou que estejam em conflitos internacionais.

5. Viaje somente com alguma pessoa que você conheça muito bem, de preferência com
alguém com quem você já viajou em outra oportunidade e que curta esse estilo de viagem da mesma forma como você. Em um mochilão, não vale ter que aguentar mau humor e discussões, né?

Ao fazer o seu mochilão, registre todos os momentos, seja em um diário de papel, seja no Instagram, seja em um blog. Porque uma coisa é certa: você vai querer capturar e guardar cada momento para sempre.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.