O jeito econômico e prático de usar celular em viagem no exterior
18 de agosto de 2018

Dicas para quem vai viajar e quer se manter conectado usando celular.
Antigamente viajar para o exterior e ligar para os familiares no Brasil era coisa de gente muito rica. Simplesmente as ligações internacionais custavam caro e nos hotéis eram absolutamente proibitivas. Quem é 60+ lembra disso.
Agora, quando chegamos no aeroporto em outro país já podemos mandar uma mensagem instantânea dizendo que está tudo bem e, na primeira oportunidade, tirar uma selfie e publicar no Instagram.
Só que usar o celular no exterior ainda é uma dúvida recorrente para alguns viajantes e, por isso, preparamos quatro dicas práticas para não deixar ninguém sem comunicação fora do Brasil.
1. Compre um chip local assim que chegar.

Em muitos países uma ótima opção é comprar um chip local pré-pago. Há várias operadoras fáceis de achar pelas cidades (pergunte ao concierge do hotel) e inclusive nos aeroportos (o ideal é comprar ali mesmo, na chegada). Porém, em alguns países as regras são mais rígidas quanto à compra de chips de celular por conta de criminalidade e terrorismo. Em alguns deles, é preciso ter endereço fixo ou documento de identificação emitido no próprio país para o qual está viajando para comprar um chip de celular. Caso possa comprar o chip, lembre-se que para manter o chip local e o chip brasileiro simultaneamente é preciso ter um aparelho “dualchip”. Ou você terá que ficar sem o chip brasileiro por um período. Agora, se ficar com os dois chips, não se esqueça de desligar o roaming do chip brasileiro, senão qualquer uso será cobrado.
2. Use um chip especial para viagens.
Diversas operadoras oferecem chips pré-pagos internacionais que funcionam em inúmeros países. Na maioria delas você pode comprar o chip pela internet antes da viagem, receber em casa e sair do Brasil conectado. Durante a compra, você pode escolher o chip que mais atende suas necessidade. Alguns exemplos de operadoras no Brasil são MySimTravel, EasySim4U , Fale.Global , Travel Mobile . Uma boa forma de saber qual chip comprar é consultando esta wiki ( http://prepaid-data-sim-card.wikia.com/wiki/Prepaid_SIM_with_data ) que é atualizada constantemente e possui informações de qual a melhor operadora, valores de chip, valores de recargas e até macetes na hora da ativação e uso. Uma dica importante: a palavra “chip” é usada apenas no Brasil e em poucos países da América do Sul. O termo universal é “sim-card”.
3. Use os serviços de roaming da sua operadora.
Você quer comodidade e não está a fim de comprar nem chip, nem sim-card.
Não tem problema. A maioria das operadoras brasileiras oferece o serviço de dados para usuários que estão em viagem internacional. O preço não é dos mais baratos, por isso é recomendável se informar com a sua operadora para não levar um susto ao receber a conta do celular.
4. Use wi-fi durante a viagem.
É comum encontrar locais com wi-fi gratuito na maioria dos lugares públicos fora do Brasil. Se você procura a opção mais econômica, achou. É só desligar o roaming do seu celular, buscar wi-fi grátis e se conectar. No entanto, é preciso lembrar que isso nem sempre é seguro, porque hackers podem invadir seu celular e roubar dados. O ideal mesmo é usar wi-fi do hotel ou de conhecidos

Com essas dicas básicas, não tem erro: você vai poder viajar e se comunicar com todo mundo, seja por mensagem, vídeo ou voz. É um jeito de ficar próximo de quem não vai com a gente. E quando estiver num lugar lindo e lembrar de alguém que gosta, faça uma chamada de vídeo. Com certeza, isso vai fazer parte das boas lembranças da viagem.







