Dicas e inspirações para começar projetos pessoais
14 de fevereiro de 2019
(Foto: Shutterstock)
Durante boa parte da vida, é comum as pessoas trabalharem para garantir o sustento, concretizar sonhos materiais, acumular patrimônio, colocar os filhos na faculdade, fazer sucesso na carreira. É quando a maioria deixa de lado alguns sonhos, talentos e projetos pessoais por falta de tempo ou incentivo.
Então, se esse é seu caso, queremos deixar algo claro: nunca é tarde para retomar e desenvolver coisas bacanas. São muitas as possibilidades para quem está disposto a colocar a mão na massa.
Confira algumas ideias que preparamos para você:
Publique um livro

Você não precisa escrever um romance ou uma biografia. Mas já pensou que incrível compilar todas as suas receitas e publicar em um livro com tiragens limitadas para a família e os amigos? Você pode colocar nomes originais nos pratos, alguns em homenagem a pessoas queridas. Ah, não esqueça de dedicar o livro para quem você mais ama (não importa o tamanho da lista, viu?). Para publicar o livro, você pode contratar desde uma gráfica rápida, uma pequena editora ou mesmo fazer pela internet em sites como o Blurb. No lançamento, nada como preparar um banquete com algumas das receitas. Já imaginou que legal e inesquecível?
Crie um blog
Se você sempre gostou de escrever e contar histórias, que tal transformar esse talento em um blog? Nossa sugestão é fazer algo que tenha a sua cara, seja algo verdadeiro, não apenas para conquistar audiência, mas para criar conversas e conexões. Sempre que publicar um artigo novo, você pode avisar seus amigos por e-mail ou pelo Facebook e pedir que comentem. O importante é que você defina uma linha editorial básica, com um tema predominante. Será um blog sobre reflexões? Fatos da sua vida? Algum assunto que você ama de paixão? Histórias da família?
Você pode criar seu blog em diversas plataformas, entre elas o WordPress, que é gratuita e fácil de usar.
Abra um canal no Youtube

Se a sua praia não é escrever, mas você gosta de falar, já pensou que máximo virar um vlogger depois dos 60 anos? O vlog, também chamado de videoblog ou videolog, é uma forma livre de publicar conteúdos em plataformas digitais como o Youtube, por exemplo. Normalmente, o vlogger ou vlogueiro faz vídeos sobre assuntos que gosta ou domina. Tudo começa com a criação de um canal onde os vídeos são hospedados, como se fosse uma página pessoal. No WikiHow tem um artigo que a gente amou com todos os passos para você começar ainda hoje.
Abrace uma causa
No mundo atual, existem demandas para muitos tipos de causas. Você ama bichos? Pense alguma maneira como você pode mobilizar pessoas para ajudá-los. Você quer ajudar crianças? É possível ser voluntário em creches e hospitais, mesmo que seja levando um bolo por semana para alegrar o coração delas. Você gosta de ler? Promova pequenos saraus para incentivar a leitura entre pessoas carentes. Doar seu tempo e seu conhecimento para alguma causa pode ser altamente gratificante.
Produza uma peça de teatro

Chame seus amigos 60+ para juntos escolherem e ensaiarem uma peça de teatro. Não precisa ser nada profissional. A ideia é que seja divertido e de alguma maneira vire até terapia em grupo. Se quiserem fazer algum investimento, chamem um professor de teatro e, depois de muitos ensaios, busquem um espaço para encenar a peça. Com certeza será memorável e você vai levar muita gente ao riso e às lágrimas de tanta emoção.
Experimente, invente
Essas são apenas algumas ideias que certamente poderão inspirar outras mais. O objetivo não é ficar famoso, ganhar dinheiro, mas a realização de criar e produzir algo único, com sua marca pessoal.








