Crowdfunding: Quando o financiamento coletivo ajuda a tirar ideias do papel
20 de maio de 2019
(Foto: Shutterstock)
Ao completar 63 anos, Solange decidiu realizar um sonho: produzir um livro de poemas da sua autoria. Apesar da tiragem não ser muito grande, quando o orçamento da editora chegou ela percebeu que não tinha o valor disponível para o projeto. Foi então que seu filho trouxe a ideia de realizar um crowdfunding, um financiamento por meio de plataformas colaborativas.
Até então, Solange não sabia nada sobre o tema, mas quando entendeu como funciona essa forma de captar dinheiro, simplesmente achou o máximo.
Movimentando todos anos bilhões de recursos na economia mundial, o crowdfunding é uma ótima alternativa para quem tem uma grande ideia, mas falta dinheiro.
Assim como Solange, hoje no Brasil e no mundo milhares de pessoas e profissionais lançam campanhas para a realização de diversos projetos. Podem ser produções de documentários, livros, exposições de fotografias, webséries e softwares, lançamentos de startups, causas animais e outros tipos de projetos.
O formato não é novo, mas conquistou o mercado de forma altamente efetiva desde que foi adaptado às redes sociais.
Como funciona o crowdfunding?

Basicamente o crowdfunding segue o conceito da “vaquinha”: várias pessoas se reúnem e contribuem com dinheiro para realizar alguma coisa. Porém, nesse caso, tudo é feito por meio de plataformas online que são especializadas nesse tipo de captação e normalmente seguem o mesmo processo.
1. O projeto é apresentado na plataforma em busca de financiamento coletivo. Nasce então uma campanha.
2. Os interessados em ver a ideia acontecer contribuem com qualquer valor. Cada valor que alguém doa vale uma recompensa.
3. Os projetos, geralmente sociais ou culturais, têm um prazo estabelecido para arrecadar a meta mínima. Os que ultrapassam a meta usam o valor para melhorar a ideia original.
No Brasil, existem vários sites de crowdfunding com perfis variados. Entre os mais famosos estão o Kickante, Kickstarter, Indiegogo, Impulso, Idea.me, Bicharia, StarMeUp, Catarse, Kria e Benfeitoria.
Se você quiser buscar esse tipo de ajuda para realizar um projeto, a recomendação é fazer uma boa pesquisa para entender a proposta de cada plataforma e qual combina mais com seu perfil.
Depois de fazer uma campanha de crowdfunding com sucesso, Solange não apenas publicou seu livro, mas também enviou um exemplar autografado para cada pessoa que contribuiu na plataforma.
Então, já pensou em algum projeto que gostaria de tirar da gaveta?
Com o crowdfunding, além de captar dinheiro, você vai descobrir que não está sozinho e muita gente torce por você.








