Como dar nova utilidade para as roupas que você não quer mais usar
17 de setembro de 2019
(Foto: Shutterstock)
Com o passar dos anos, a maioria das pessoas tem um guarda-roupa que reflete diversas épocas da vida. Muitas vezes, algumas roupas estão paradas 10, 20 ou 30 anos e não justifica guardá-las.
O fato é que as roupas existem para serem usadas e quando não cumprem esse papel servem apenas para ocupar espaço no closet.
Então, qual o melhor destino para elas? Preparamos algumas sugestões para você que é 60+:
Lance um bazar

(Foto: Shutterstock)
Separe as peças que você não usa há mais de dois anos por qualquer motivo. Faça uma seleção e convide suas amigas para um bazar em sua casa, explicando que você vai fazer uma venda especial de roupas em ótimo estado e que não usa mais. Ao selecionar as peças, veja quais necessitam de algum reparo ou precisam ir para a lavanderia. Faça um preço simbólico de amiga para amiga e capriche na embalagem (use sacolinhas de papel que tenha em casa e faça um cartãozinho de agradecimento escrito à mão).
Além disso, outra ideia é fazer um encontro de várias amigas com objetivo de trocar peças de roupa. Um grupo de WhatsApp é perfeito para começar a colocar essas ideias em prática.
Anuncie e venda online

(Foto: Shutterstock)
Em alguns sites como o Enjoei, Mercado Livre, OLX, Repassa, Etiqueta Única e Peguei Bode, você pode vender suas melhores peças. Lembre-se que muita gente inclusive adora peças mais antigas, com uma pegada vintage. Se você tiver qualquer dificuldade para abrir uma conta na plataforma, tirar fotos bonitas das peças e definir preços, peça ajuda de alguém que sabe fazer isso. Capriche na descrição das peças em detalhes. Com isso, você pratica a economia colaborativa e circular, aumentando a vida útil dos seus itens e ganhando um dinheirinho.
Venda em brechós descolados

(Foto: Shutterstock)
Se você tem peças de marcas famosas ou de luxo, saiba que elas têm valor em brechós especializados, em especial nas grandes metrópoles. Normalmente são eles que dizem quanto vão pagar, mas de repente você consegue negociar algo mais. De qualquer forma, ganhar pouco ainda é mais do que deixar a peça parada no armário.
Faça um curso de upcycling
O upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. No caso de roupas, você pode fazer uma bela transformação em algumas peças. Ou seja, uma blusa pode virar bolsa. Um vestido pode se transformar em blusa. Tudo de forma criativa e bonita. Aliás, se você entende um pouco de costura, melhor ainda.
Faça doação

(Foto: Shutterstock)
Separe algumas peças para vender e outras para doar, assim você também ajuda pessoas e instituições carentes. As roupas podem ser doadas diretamente a organizações ou ainda levadas a pontos de coleta de campanhas assistenciais. As doações também podem incluir familiares e amigos. Sempre tem gente que pode se identificar com seu estilo e adoraria receber suas roupas usadas.
Na verdade, o mais difícil de tudo não é onde vender ou doar as roupas, mas criar a mentalidade de desapego. Nesse sentido, vale a pena ler o livro ou ver o seriado da Marie Kondo na Netflix. É um bom começo.








