Gestão do tempo: como aproveitar cada instante da vida
14 de fevereiro de 2020
(Foto: Adobe Stock)
“O tempo não existe. Só existe o passar do tempo.” Millôr Fernandes.
O dia tem 24 horas para todas as pessoas do planeta. No entanto, para algumas, mesmo com poucas atividades, o dia acaba sendo extremamente curto e improdutivo. Enquanto isso, existem aqueles que conseguem desenvolver mil e uma atividades e ainda sobra tempo para ver os amigos. No fundo, é tudo uma questão de gestão do tempo, ou seja, como planejamos, organizamos e executamos a nossa rotina diária.
Planejar é preciso

(Foto: iStock)
Tudo começa com uma agenda que pode ser no papel ou digital. Em uma agenda, anote todos seus compromissos e suas tarefas. Lembre-se que são coisas distintas porque os “compromissos” geralmente tem horário, enquanto as “tarefas” podem ser cumpridas ao longo do dia. Anote todas essas atividades a serem executadas para não confiar somente na memória.
Para os compromissos, sempre considere o tempo necessário para deslocamentos. Se você curte programas culturais, em nossa agenda 60+, temos programações mensais muito interessantes para você incluir na sua gestão de tempo durante o mês.
Quando incluir algum programa na sua agenda, já planeje se é preciso comprar ingressos, se vai ter fila, quem vai com você e outros detalhes mais. As atividades lúdicas e prazerosas precisam estar no seu radar e na sua agenda, como compromissos altamente importantes =))
Organize-se

(Foto: Shutterstock)
Depois de planejar a agenda, organize-se para fazer tudo o que foi previsto. Segundo a metodologia Tríade do Tempo, do escritor e especialista em gestão de tempo Christian Barbosa, as atividades das pessoas acontecem em 3 esferas que podem ser mapeadas diariamente:
- Importante: o que realmente faz sentido para nossa vida.
- Circunstancial: tudo que é inesperado e surge sem planejamento, atropelando o que é importante.
- Urgente: o que é inesperado e precisa ser resolvido imediatamente.
Para manter o equilíbrio, o ideal é dedicarmos nossa vida para aquilo que é “importante”. Porque, no final, é o que produz bons sentimentos e aumenta nossa produtividade.
A organização das atividades permite usar o tempo sem desperdício, sem estresse. Só assim podemos curtir a vida com mais tempo para viajar, passear, ir ao teatro, encontrar os amigos e até tirar uma horinha para não fazer nada.
Execução

(Foto: iStock)
Depois de planejar e organizar seu dia, sua semana e seu mês, outro ponto importante é como executar tudo o que foi planejado. Por isso, não tente sobrecarregar sua agenda com missões impossíveis. Seja razoável e realista. Da mesma forma, evite gastar tempo demais em atividades que podem ser feitas rapidamente.
Para conseguir realizar tudo o que você deseja, durma direito e esteja descansado para começar o dia. Coma de forma saudável para ter energia sobrando. Encare seus compromissos e atividades com prazer, mas com tempo para começar e terminar. Seja uma pessoa prática. Controle seu tempo nas redes sociais e WhatsApp, porque são atividades que consomem o tempo loucamente e, quando você percebe, nada daquilo era importante.
O tempo é nosso bem mais precioso e ultimamente anda passando rápido demais. Use-o para trazer mais significado na sua vida. Preencha suas horas com alegria e bons pensamentos. Se quiser, anote esse compromisso consigo mesmo na agenda para nunca esquecer =))








