Margaret Atwood: uma escritora 60+ de muito sucesso
7 de agosto de 2019

(Foto: Shutterstock)
Com mais de 15 romances, livros de poesia, contos, livros infantis e não-ficção publicados, a escritora canadense Margaret Atwood, 79 anos, é simplesmente um fenômeno literário.
No Brasil, ela ficou mais conhecida recentemente pelo seriado inspirado em sua obra O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), escrito em 1985.
O enredo é sobre um sistema ditatorial em que algumas mulheres, as “aias”, são forçadas a gerar filhos para os comandantes da república, já que suas esposas são inférteis, assim como a maioria das mulheres daquela sociedade. Visto que as pessoas vivem sob condições de extrema opressão, desespero e privação.
Apesar de ter sido escrito nos 80, O Conto da Aia levanta temas atuais e faz sucesso absoluto entre pessoas de todas as idades que, como a autora diz, curtem “ficção científica social”.
Margaret sempre gostou de escrever e decidiu muito cedo, aos 16 anos, que seria uma escritora.
Foi uma grande escolha!

(Foto: Shutterstock)
Nesse tempo todo, ela conquistou importantes prêmios literários. Entre eles o Booker Prize, a mais alta honraria do livro do Reino Unido, por “O Assassino Cego”, em 2000.
Margaret Atwood tem uma produção textual de alta qualidade incrível. E quer saber o que é mais legal? Ela também dá aulas sobre escrita no curso online .
Por causa de suas fortes personagens femininas, Atwood se tornou um símbolo do feminismo atual meio que a contragosto. Segundo ela, uma escritora feminista só pode ser chamada assim caso a obra tenha sido concebida de forma consciente para ser feminista, o que não é o caso dela.
Atwood defende que as mulheres não podem ser consideradas inferiores aos homens. Assim como não devem ser julgadas se desejarem ser donas-de-casa.
Com obras traduzidas para mais de 30 idiomas, o nome de Margaret Atwood é constantemente citado para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Vamos aguardar. Quem sabe ano que vem, não? =)







