Conheça a Fonoestética: Um jeito natural de cuidar das marcas do tempo no rosto
20 de junho de 2019

(Foto: Shutterstock)
Já pensou que o processo de mastigar e engolir várias vezes ao dia, ao longo da vida, pode ter um profundo impacto na aparência? Segundo especialistas da Fonoestética, a forma como comemos e engolimos os alimentos podem “modelar” nosso rosto.
Quando comemos alternadamente, usamos os dois lados da boca e nossa face fica tonificada, enquanto que ao mastigar somente de um lado deixamos de exercitar o outro.
E, claro, o tipo de alimentação também tem influência sobre o rosto, já que alimentos mais duros ou pastosos, por exemplo, usam a musculatura de forma diferente.
Os movimentos faciais devem ter uma harmonia.
Devemos evitar expressões exageradas (nos olhos e na testa) enquanto falamos, porque são fatores que contribuem para a formação de vincos e rugas em nosso rosto.
Fonoestética: uma nova área da fonoaudiologia

Também chamada de MEO (Motricidade Estética Orofacial) ou Fonoaudiologia Estética Facial, a Fonoestética é um campo recente dentro da fonoaudiologia e tem como objetivo trabalhar os músculos do rosto e do pescoço.
Não tem nada a ver com massagem facial ou mímica.
A Fonoestética ensina os movimentos corretos que ajudam prevenir e suavizar as marcas de expressão, usando técnicas de relaxamento, alongamento, soltura e exercícios de resistência nos músculos faciais.
Em busca de uma expressão suave e natural

Os tratamentos com Fonoestética normalmente começam com uma consulta de avaliação minuciosa e, logo após, são seguidos de diversas sessões que tem papel de reeducar a forma de comer, sorrir, beber e falar.
Reorganizar os movimentos da face ajuda a tirar o “peso” do rosto, deixando a fisionomia mais calma e bonita.
Enquanto a cirurgia plástica e o botox são recursos estéticos que trazem resultados rápidos, esse nem sempre é o caso da Fonoestética. Essa depende principalmente da disciplina do paciente na execução dos exercícios.
No Brasil, existem vários profissionais especializados, entre eles Magda Zorzella, a fundadora da técnica, que dá aulas para fonoaudiólogos em diversos países e é autora do livro “A Fonoaudiologia Que Rejuvenesce”.
A Fonoestética é uma proposta nova e interessante para quem deseja manter a aparência mais jovem e suave. Portanto, vale experimentar, inclusive para se conhecer melhor em relação ao uso do próprio rosto.







