Mudança de hábitos: como começar?
24 de janeiro de 2022
(Foto: Shutterstock)
Ano novo, vida nova? No início de um ciclo, estamos todos cheios de esperança e otimismo de que este finalmente será o momento em que tudo vai mudar para o melhor e, o primeiro passo para colocar esse plano em ação, sempre é abraçar uma rotina mais saudável e produtiva com a mudança de hábitos.
Entretanto, sair da zona de conforto e tentar integrar uma nova atividade para o dia a dia nem sempre é uma missão fácil! O hábito nada mais é do que um comportamento aprendido que é repetido com tanta consistência que se torna automático.
Sendo assim, manter a frequência do hábito até que ele se torne espontâneo na rotina é a maior dificuldade para mudar o dia a dia. Pensando nisso, reunimos 4 dicas práticas para te ajudar neste processo de transformação:
Planeje-se!
Antes de tudo, é importantíssimo se planejar para criar o cenário perfeito da sua mudança de hábitos. Prepare o ambiente com o máximo de lembretes e estimulantes da sua mudança para se inspirar com mais facilidade, por exemplo.
Para manter um registro da sua evolução, use uma agenda para estabelecer a frequência da sua nova atividade, determinando um momento do dia focado nesta novidade. Por exemplo, caso o seu objetivo seja se exercitar mais, comece reservando 2 horários na sua semana para o hábito. Depois, aumente a frequência conforme deseja evoluir no exercício.
Valorize os pequenos passos
Infelizmente, uma mudança de hábitos não acontece da noite para o dia. Por isso, é indispensável se orgulhar das pequenas vitórias ao longo do processo, principalmente para potencializar sua motivação e valorizar os benefícios que a nova atividade traz.

Encontre sua motivação
Desde a mudança mais básica até a mais radical, nenhuma transformação de rotina dará certo se não houver uma motivação sólida por trás. Sendo assim, separe um tempo para refletir sobre as suas resoluções para o novo ano e descubra quais estão realmente alinhadas com os objetivos do seu planejamento.
Aceite os erros
Por fim, não se critique em excesso caso não consiga seguir seu planejamento à risca. Errar é humano e faz parte da jornada. Sendo assim, não deixe que os tropeços se transformem em frustração e te afastem da sua mudança de hábitos. Persistir e seguir tentando por conta da sua motivação é o que fará toda a diferença na sua nova visão do dia a dia!
Quais mudanças de hábitos você quer realizar em 2022? Compartilhe aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.








