4 hábitos que podem estar prejudicando a sua visão sem você saber
31 de maio de 2018

Como Gonzaguinha já cantava, a vida é bonita, é bonita e é bonita e é muito bom poder apreciá-la perfeitamente a qualquer momento.
A perda de visão tem se tornado um problema mais comum do que se imagina. Segundo a organização internacional Global Vision Data, nos últimos 25 anos houve um crescimento de 36% no índice de deficiências visuais graves e moderadas, e a expectativa é que esse número triplique até 2050.
De acordo com pesquisadores, existem diferentes causas presentes no nosso dia a dia que podem justificar índices tão assustadores:
Cigarro
Além de causar outros tantos problemas ao corpo humano, o cigarro afeta a circulação sangüínea dos olhos prejudicando a irrigação da retina e aumentando as chances do desenvolvimento de DMRI (Degeneração Muscular Relacionada a Idade) e de Catarata. Os resultados desses tipos de doenças são embaçamento, distorção e até mesmo perda total da visão.
Além disso, a fumaça liberada pelo cigarro é uma das grandes causas alérgicas aos olhos do próprio fumante e até mesmo de pessoas a sua volta. A perda de lubrificação da região resulta em coceira, vermelhidão e irritação.
Má alimentação
A falta de algumas vitaminas, minerais e nutrientes podem acabar prejudicando sua saúde a longo prazo. Uma dieta equilibrada auxilia na prevenção a DMRI. Já o consumo regular de vitaminas específicas, pode ajudar a prevenir até doenças graves como a catarata. Depois de algumas pesquisas, médicos e estudiosos britânicos do Kings College em Londres, colocaram a vitamina C como fonte primária para a prevenção da doença.
Uma laranja por dia pode diminuir suas chances de ter catarata em até 17%. Se você possui histórico na família, vale a pena adquirir o hábito.
Uso indiscriminado de medicamentos
Sentiu uma leve irritação ou que seus olhos estavam um pouco secos e resolveu pingar algumas gotas de colírio para aliviar a sensação? Você pode estar prejudicando sua visão ao fazer isso.O uso indiscriminado de colírios pode afetar a sua saúde ocular a longo prazo. Os danos vão variar de acordo com o colírio que você está usando, mas podem ir desde o desenvolvimento de glaucoma até a catarata precoce.
Lembre-se, como qualquer outro medicamento, a escolha do colírio correto deve ser feita apenas por um médico oftalmologista. Por isso, ao sentir qualquer desconforto, procure um especialista.
Celulares, tablets e computadores
Passar muito tempo em frente a tela de um computador ou tablet, ou ficar com o rosto grudado no celular o dia inteiro pode prejudicar sua vista deixando-a mais cansada precocemente. Quanto mais próximos estamos da tela, ou quanto mais frequentemente utilizamos estes aparelhos luminosos, mais nossos olhos tendem a abrir, menos tendemos a piscar e a ficar sem a lubrificação natural do globo ocular.
As dicas aqui são: deixar a luminosidade da tela adequada a cada ambiente que você está, não deixá-la tão brilhante o tempo inteiro; Lembre-se de não ficar tão perto da tela, 50 centímetros de distância é o ideal; e se você precisa ficar muito tempo ali, faça pausas.
Apesar de tudo, o lado bom é que 80% dos casos de deficiência visual podem ser tratados com prevenção.

Se você identificou algumas dessas causas na sua rotina, reveja seus hábitos e aprimore seu dia a dia para que não prejudique sua visão a longo prazo.
E se você já passou por alguma experiência na qual ficou com a vista embaçada ou percebeu sinais escuros no campo de visão, procure um médico oftalmologista imediatamente.
A partir dos 40 anos de idade, as chances de desenvolvimento de doenças que terminam em cegueira são maiores, portanto, é importantíssimo cuidar da saúde dos olhos anualmente. O diagnóstico precoce pode salvar a sua visão.







