Tipos de manchas na pele: aprenda como analisar as diferenças e cuidados básicos

16 de dezembro de 2020

Doenças, alergias, exposição ao sol e particularidades do organismo geram diversos tipos de manchas na pele, e nem todos são perigosos. Entretanto, é importante analisar seu corpo sempre que possível e observar todos estes sinais com cuidado. 

Usar filtro solar, por exemplo, é indispensável para proteger a sua pele da exposição ao sol, um dos principais fatores que causam diversos tipos de manchas na pele. Independentemente da idade, é preciso ter esse cuidado essencial todos os dias e não somente durante o verão, em dias de calor na praia, por exemplo.    

Mesmo quando você não sair de casa, é importante proteger a pele, já que até mesmo a luz do computador e celular podem causar manchas e acentuar sinais de envelhecimento tanto quanto a luz solar, segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Além disso, também é importante criar uma rotina de cuidados com produtos adequados para seu tipo de pele. A vitamina C e o ácido hialurônico, por exemplo, são ativos fáceis de encontrar nos produtos dermatológicos e utilizados para tratar manchas e hidratar a pele.

Todos os tipos de pele precisam de hidratação. Muitas pessoas com peles oleosas acreditam que é preciso pular este passo para evitar que mais óleo seja produzido, mas a verdade é que a hidratação é essencial para controlar a oleosidade e criar uma barreira de proteção na pele.

Aliás, a região dos olhos e o pescoço merecem uma atenção especial. Ambas áreas são mais sensíveis e podem ser manchadas com facilidade, sendo assim, busque produtos específicos para proteger a pele e prevenir o surgimento de manchas ou sinais de idade.

Para conhecer quais são os cuidados básicos que você precisa ter com sua pele, leia esta matéria na íntegra.

Os principais tipos de manchas na pele 

Principais tipos de manchas na pele - 60 mais

Já nascemos com algumas marcas e outras surgem com o tempo e, como o corpo possui suas formas de mostrar que algo está mudando, existem diferenças sutis que podem sinalizar problemas de saúde graves.  

Com base em informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, reunimos os tipos de manchas de pele mais comuns para que você aprenda olhar para seu corpo com um olhar mais crítico. De qualquer forma, caso você note uma pinta incomum ou que seja dolorida, consulte um médico e tire todas suas dúvidas

Melanose

Por conta da exposição ao sol que nossa pele sofre ao longo dos anos, algumas manchas mais escuras e arredondadas costumam aparecer nas mãos, braços e colo, já que são as áreas mais expostas.

Diferente do que muitos pensam, elas não evoluem para o câncer e podem ser removidas com tratamento de laser. O uso diário de filtro solar ajuda a prevenir este tipo de mancha e proteger a pele.

Melasma

Entre as novas mamães, o melasma é extremamente conhecido. Ele costuma surgir depois da gestação, mas a exposição ao sol, menopausa e até mesmo o uso de pílula anticoncepcional pode causar este tipo de mancha.

Como ele surge a partir de alterações hormonais, o melasma não tem cura, mas pode ser tratados com produtos específicos e o uso regular de filtro solar.

Cicatrizes de acne

Durante a adolescência ou até na vida adulta, é comum sofrer com cravos e espinhas que deixam cicatrizes na pele. Inicialmente, elas são avermelhadas, mas podem se tornar mais escuras com o passar do tempo e a luz solar.

Em alguns casos, o uso de peelings e ácidos pode eliminar as manchas, mas algumas cicatrizes profundas exigem tratamentos mais potentes e específicos.

Leucodermia

São manchas brancas causadas pela falta de melanina na pele. No caso do pano branco, elas surgem a partir de um fungo, mas também podem aparecer por conta de traços genéticos, como no albinismo e vitiligo.

Além disso, as manchas brancas podem ser causadas pela exposição ao longo dos anos, se tornando mais comuns depois dos 40 anos.

Dermatite

Se você tem a pele sensível, é muito possível que já tenha sofrido com este tipo de mancha na pele. Causada por irritações e alergias, a dermatite causa manchas avermelhadas e escamosas que coçam muito. 

Ela pode acontecer em diversas partes do corpo, até mesmo no couro cabeludo, causando caspa e até mesmo queda capilar. Sendo assim, é indicado ir ao dermatologista para descobrir qual é o tratamento ideal e a causa das irritações.

Psoríase

Assim como a dermatite, a psoríase é caracterizada por manchas avermelhadas, secas e escamosas que incomodam muito ao coçar. Entretanto, ela é causada por um problema no sistema imunológico e não possui cura, mas pode ser tratada.

Geralmente, as manchas podem se intensificar quando a pessoa está sob estresse, com alguma infecção no organismo ou até mesmo sentindo um frio intenso. É importante ir ao dermatologista para acompanhar o caso e realizar o tratamento adequado para reduzir as coceiras e vermelhidão.

Rosácea

Geralmente, a rosácea é confundida com a acne, por surgir principalmente na face, mas ela se trata de uma doença inflamatória que costuma atingir mulheres com pele clara e sensível. Além das manchas vermelhas, podem surgir inchaços e até mesmo pequenas bolhas de pus.

Infelizmente, a doença é crônica e não tem cura. Mas o acompanhamento com um dermatologista é essencial para tratar e prevenir que o quadro se agrave.

Melanoma

Por fim, este é um dos tipos de manchas na pele que você deve prestar atenção. O melanoma é o câncer de pele, ela é caracterizada por alterações em manchas e verrugas que você já possui ou surgimento de uma mancha incomum.

O que diferencia o melanoma de outras manchas é que ele possui coloração irregular, com bordas indefinidas e formatos estranhos. Em alguns casos, você pode sentir um nódulo sob a mancha ou até notar feridas e dor na área.

Além de todos os cuidados que citamos anteriormente, manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis são essenciais para garantir uma pele linda e protegida. Tudo o que ingerimos impacta o organismo, sendo assim, também é importante evitar o cigarro e álcool para cuidar do visual.

Além disso, é importante consultar um dermatologista se notar o surgimento de qualquer mancha incomum ao invés de testar métodos caseiros, que podem trazer mais complicações do que benefícios.

Aqui no site do 60+, você encontra conteúdos exclusivos sobre alimentos que contribuem para o envelhecimento precoce e também sobre a Eutonia, uma terapia corporal para processos de autocura.     

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.