BioArte. Quando arte e ciência se encontram

8 de outubro de 2018

Já conhece a nova vertente da arte que vem provocando curiosidade e polêmica?

Um coelho vivo fluorescentes. Uma jaqueta de couro em miniatura feita com células humanas. Morcegos robotizados e bactérias em caldo de cultura.

Mesmo parecendo objetos de ficção científica, esses são alguns exemplos de criações que fazem parte da BioArte.

Uma prática artística inspirada na biologia e com obras produzidas em laboratórios e ateliês de artistas e designers, tendo como ferramenta principal a biotecnologia, que inclui a engenharia genética e clonagem.

A BioArte surgiu nos anos 90, mas com os avanços tecnológicos e o interesse de artistas pela biologia o movimento ficou mais bem estruturado por volta de 2000.

A maioria dos praticantes da BioArte se limita estritamente a formas vivas, usando materiais como células, moléculas de DNA e tecidos vivos. São obras que incluem desde a manipulação de bactérias até a documentação de uma orelha protética implantada no braço de um homem.

Entre os pioneiros na BioArte estão o carioca Eduardo Kac, George Gessert, Marta de Menezes e Oron Catts.

Na perseguição pela criação artística, os praticantes desenvolvem ferramentas e técnicas que já ajudaram pesquisas. Mas também geraram obras controversas, como lançar espécies invasivas no ambiente.

Muitas produções da BioArte provocam questionamentos éticos, sociais e estéticos. São provocações que produzem inquietação e nos fazem perguntar novamente: afinal, o que é arte?

Imagens: Carole Collet e Shutterstock

 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2026 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Desenvolvido por: mufasa