10 curiosidades de outros países para conhecer sem sair de casa

21 de outubro de 2020

O bacana de viajar é conhecer outras culturas, modos de vida e curiosidades de outros países e trazer na memória novas histórias para contar. Quanto mais diferente o destino, mais aprendizado e novas formas de ver as coisas.

Pensando nisso e para despertar ainda mais, preparamos uma matéria especial sobre 10 curiosidades de outros países para você colocar na sua lista de locais para visitar assim que tudo voltar ao normal. Afinal, como dizia Mário Quintana, ‘Viajar é trocar a roupa da alma’. Confira: 

Curiosidade 1: a cor verdadeira da Torre Eiffel

Paris Torre Eiffel Curiosidades de outros países 60+

Primeiramente, quando foi construída, em 1889, a Torre Eiffel começou a ser odiada pelos parisienses por ter sido pintada de vermelho, um tom que protegia toda a estrutura de ferro. Com a insatisfação da população, a Dama de Ferro recebeu outras 19 cores ao longo dos anos como amarelo, marrom e até ocre. E, para cobri-la por completo, é preciso de mais de 60 toneladas de tinta.

Curiosidade 2: piloto por um dia em Frankfurt 

Frankfurt 60+

Uma das curiosidades de Frankfurt, na Alemanha, é que, em seu aeroporto, é possível pilotar um avião em um simulador da LATAM que fica localizado no terminal 1. Caso você tenha interesse, um planejador de tráfego encarregado mostrará o funcionamento da máquina e todas as instruções de segurança para você voar sem se preocupar.  

Curiosidade 3: superpopulação de ovelhas na Nova Zelândia

Ovelhas na Nova Zelândia curiosidades de outros países 60+

Conhecida por suas belas paisagens campestres, a Nova Zelândia tem uma superpopulação de ovelhas. Isso mesmo! Para se ter uma ideia, são aproximadamente 4.9 milhões de habitantes e 300 milhões de animais, uma média de 6 ovelhas por pessoa. Aliás, esse número já foi maior: cerca de 22 ovelhas por humanos.

Curiosidade 4: beijo elétrico no Empire State Building 

Empire State Building Nova York 60+

Por ter 102 andares e 443 metros de altura, os casais que se beijam no topo do prédio sentem um leve choque por causa da eletricidade estática da atmosfera local. Além disso, outra curiosidade é que, os noivos que se casam no arranha céu, entram para o Clube de Casamento do Empire State Building. Com isso, eles ganham o direito de visitar o edifício de graça todos os anos no dia 14 de fevereiro.

Curiosidade 5: o real nome de Bangkok 

Bangkok curiosidades de outros países 60+

Embora seja conhecida mundialmente como Bangkok, esse não é o nome verdadeiro da cidade. Inclusive, a capital da Tailândia está no Guiness Book como a cidade de maior nome do mundo, com 169 letras: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit. 

Curiosidade 6: a composição da Grande Muralha da China  

Muralha da China 60+

Com sua imponente estrutura, a Grande Muralha da China tem uma curiosidade especial em relação a sua construção. Com mais de 21 quilômetros de extensão, pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, descobriram que esse ponto turístico ocidental foi construído com uma mistura de arroz, cal e água.

Curiosidade 7: você sabe onde fica o maior hotel do mundo?

Maior hotel do mundo Curiosidades de outros países 60+

Pouca gente sabe, mas o maior hotel de todo o mundo fica localizado em Pahang Darul, na Malásia. O Genting Highlands Resort tem aproximadamente 7.500 acomodações e ainda conta com seu próprio shopping, parque de diversões, parque aquático, cassino, boliche, espaço para shows e até bondinho para os hóspedes se locomoverem. 

Curiosidade 8: não alimente os pombos na Califórnia!

Pombos na Califórnia 60+

O que pode ser uma prática bem comum aqui no Brasil, em São Francisco, na Califórnia, pode ser um verdadeiro crime alimentar os pombos! Quem for pego infringindo a lei, pode levar uma multa de até US$ 1000. Esse atitude foi tomada para evitar a superpopulação das aves que, de alguns anos para cá, desencadeou problemas de saúde nos habitantes. 

Curiosidade 9: pirâmides do Egito 

Pirâmides do Egito curiosidades de outros países 60+

Diferente do que muita gente imagina, o Egito não é o país com maior número de pirâmides. Inclusive, esse título fica com o Sudão! Os egípcios têm 138 construções, por outro lado, os sudaneses possuem cerca de 255. Outro detalhes é que as pirâmides do Sudão são aproximadamente 500 anos mais jovens que as do Egito. 

Curiosidade 10: cidade dos livros 

Cidade dos livros Frankfurt 60+

Rica culturalmente, a Alemanha é um dos países da Europa que mais publica exemplares de livros em comparação a todos os outros nações. Anualmente, são cerca de 94 mil títulos. Aliás, é em Frankfurt que é realizado o evento literário mais famoso do mundo, a Feira do Livro.

Por fim, se você é um leitor assíduo de assuntos relacionados à viagens e curiosidades de outros países, confira aqui no site do 60+ matérias exclusivas de como por onde começar uma viagem de volta ao mundo, como planejar sua próxima viagem pós-pandemia e também sobre dicas de como fazer um mochilão na maturidade.   

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.