Quer melhorar a concentração? Veja aqui 4 dicas fundamentais
4 de setembro de 2019
(Foto: Shutterstock)
Já se viu em uma situação em que você está fazendo uma tarefa, lembra que tem outra para fazer e começa essa outra tarefa sem finalizar a primeira? A dispersão tem sido parte da sua rotina com frequência? Não consegue se organizar para produzir da forma que gostaria?
A concentração é uma das coisas que, com o tempo, tende a diminuir. Mas, a boa notícia é que, com alguns ajustes e organização, podemos manter um alto nível de concentração e evitar a dispersão. Aqui vão algumas dicas do que mudar no seu dia a dia para viver bem e com mais foco:
CONCENTRAÇÃO: É POSSÍVEL MELHORAR?
Como todas as habilidades que adquirimos na vida, repetição e persistência são fundamentais para atingir o objetivo e melhoria desejada. Siga as 4 dicas para melhorar seu foco:
Elimine a bagunça para ter mais concentração

(Foto: Shutterstock)
Evite deixar coisas espalhadas pela casa, gerando caos no ambiente e na sua mente. O sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo. A organização externa reflete na interna. Por isso, organize sua casa e seus pensamentos.
Saia do “modo automático”
Uma ótima maneira de manter o foco e a concentração é mudar algumas tarefas automáticas no dia a dia. Por exemplo: faça um outro trajeto do trabalho para casa, coma com a mão não dominante, mude o lado da escova de dente na pia e outras coisas que façam você ficar mais atento (a).
Viva o “agora”- aprenda com o “mindfulness”
O passado não dá mais para mudar e o futuro não depende só de você. Então, se concentre no aqui e agora. Esse é o conceito do “mindfulness”, técnica que ajuda a melhorar a concentração, o equilíbrio mental e traz mais felicidade.
Temos dicas de livros que ajudam e explicam direitinho o conceito e como praticar. Comece já acessando o link.
Reserve tempo do seu dia para exercitar seu cérebro

(Foto: Shutterstock)
Faça atividades e exercícios que melhoram a concentração, como Sudoku, palavras cruzadas, jogos de cartas e tabuleiros, como xadrez, por exemplo.
Além disso, se puder, se matricule em aulas de ‘ginástica para o cérebro’, como o SUPERA, por exemplo, que tem várias unidades espalhadas pelo país.
Por fim, leia, leia muito! Nada como o hábito da leitura para manter o cérebro ativo e o foco em dia. Experimente essas dicas. E se achar que fez diferença para você, não esqueça de passar essas dicas para frente 😉








