Arquitetura e longevidade

8 de maio de 2019

Arquitetura e longevidade 60mais

Quando nasce um bebê, geralmente as casas são adaptadas. As tomadas são cobertas, os cantos de mesas protegidos e as janelas ganham redes de proteção.

Algo semelhante também acontece quando as pessoas chegam em uma certa idade, quando barras de ferro são instaladas nos banheiros e nas escadas, os tapetes são guardados e outros dispositivos de segurança são introduzidos nos ambientes.

As duas situações são exemplos do que acontece com 99% das casas no mundo todo: como elas raramente são projetadas considerando as diferentes fases da vida, as adaptações que surgem ao longo do tempo são “remendos” que normalmente deixam a desejar, seja no sentido funcional, seja em termos estéticos.

Ao contrário dos bebês que crescem logo, as pessoas maduras podem viver nesses ambientes até 40 anos ou mais. Ou seja, não é uma situação provisória, mas uma questão que acaba sendo crucial em termos de longevidade e qualidade de vida.

Longevidade 60mais

Mais do que nunca esse tema está no radar dos arquitetos e designers de interiores, especialmente porque a população acima de 60 anos deve dobrar no Brasil até o ano de 2042, em comparação com os números atuais.

Projetar uma moradia para os 60+ é algo mais complexo do que se pensa. São vários detalhes e soluções que podem mudar tudo em termos de conforto e segurança para os moradores.

Um aspecto fundamental é que, além de ser prática e funcional, a casa também precisa ter alma e refletir aspectos da personalidade. As soluções devem ser de preferência customizadas.

Arquitetura 60mais

Por isso, antes de qualquer coisa, é indicado chamar um arquiteto ou designer de interiores para fazer uma análise do espaço, um check up da moradia.

Mesmo assim vale lembrar que, ao construir, comprar ou reformar uma casa, alguns aspectos universais devem ser considerados:

  • Portas amplas que permitem a passagem de uma cadeira de rodas;
  • Espaços de circulação sem barreiras;
  • Piso nivelado e uniforme;
  • Móveis em alturas adequadas;
  • Iluminação de reforço na cozinha e no banheiro;
  • Facilidade de limpeza;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Conforto térmico e iluminação natural;
  • Instalação de tecnologias que conectam e trazem segurança.

Criar um espaço para alguém completamente independente é muito diferente de uma moradia para uma pessoa que começa a ter algumas limitações. E não há nada de degradante nisso! Entender que temos de nos adaptar às diferentes fases da vida e encarar isso com gratidão (afinal, a outra opção é bem pior ☺) é fundamental para garantir uma longevidade saudável e feliz!

Longevidade e arquitetura 60mais

Esses são apenas alguns itens que criam um ambiente perfeito para a longevidade. Que os designers e os arquitetos continuem buscando novas soluções, ainda mais porque em algum momento da vida eles poderão usufruir de tudo isso também.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.