4 cuidados básicos da pele
8 de abril de 2019
(Foto: Shutterstock)
Segundo pesquisas realizadas por médicos dermatologistas, é depois dos 30 anos de idade em média que as pessoas, principalmente as mulheres, começam a sofrer com manchas e até mesmo doenças mais graves como câncer de pele.
Além disso, alguns perigos são invisíveis e às vezes nem passam pela nossa mente, pois geram malefícios a longo prazo e nem notamos no dia a dia. Alguns exemplos são a poluição e os raios do sol.
São tantas novidades, tantos tratamentos e tantos produtos que fica difícil saber o que realmente colocar na nossa pele. Consultar um dermatologista para entender o seu tipo de pele é fundamental. Independente da sua idade, é sempre hora de começar a cuidar dessa nossa camada tão delicada para manter o organismo saudável e escapar das piores consequências.
Confira aqui as dicas de cuidados básicos e diários que você deve ter com a sua pele e insira na sua rotina!
Passo 1 – Limpeza
Um rosto bem cuidado e saudável começa com a pele limpa. Se os poros e a camada superficial da nossa pele não estiverem limpos, os benefícios dos passos seguintes não vão ser totalmente sentidos. Por isso, tenha a certeza de eliminar e oleosidade e as impurezas (poluição invisível) para que possamos absorver tudo de bom que vem a seguir.
A maior dica aqui é conhecer, com ajuda do seu dermatologista, seu tipo de pele (se é mista, seca ou oleosa) e aí encontrar o melhor sabonete para a limpeza diária. Se você usar o sabonete errado pode acabar causando efeito reverso.

Passo 2 – Tonificação
Nosso corpo precisa ter os níveis de PH balanceados mesmo por fora. Isso garante que a barreira protetora da pele estará sempre intacta, prevenindo danos maiores às camadas inferiores, como inflamações e infecções.
O tônico também garante que os produtos a seguir, como o filtro solar, sejam melhor aproveitados.

Passo 3 – Hidratação
Se você tem pele oleosa e já achou esse passo estranho, saiba que é a boa hidratação que garante a regeneração da pele e a absorção dos nutrientes necessários. Essa parte que mantém sua pele mais rejuvenescida e sedosa.
Claro que você deve buscar o hidratante certo para o seu tipo de pele.
Passo 4 – Proteção
Último mas talvez o mais importante é o filtro solar. Não adianta deixar a pele limpa, tonificada, bem hidratada e queimada na hora de sair de casa. Dependendo do seu tipo de pele, o passo 3 e 4 irão se complementar e se tornar um só. Você pode encontrar um hidratante com fator protetor ou vice-versa e colher os benefícios juntos.
O uso do protetor solar deve ser diário no rosto e também nas costas das mãos.

Pesquisas e mulheres de todas as idades comprovam que você sentirá diferença se mudar sua rotina por pelo menos 20 dias. Mas não esqueça de consultar seu médico dermatologista e entender a sua própria pele.
Sinta-se limpa, saudável e renovada todos os dias! O cuidado com a pele reflete seu amor-próprio!








