Conheça as tendências de trabalho e viagem pós-pandemia
16 de julho de 2021
(Foto: Shutterstock)
Sem dúvidas, um dos setores mais afetados pela pandemia foi o do Turismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Portal CNC, somente de março a junho de 2020, houveram perdas de mais de R$ 87 bilhões. Apesar disso, aos poucos as pessoas estão voltando a viajar, principalmente para destinos no Brasil e cada vez mais perto de casa, mas ainda é fundamental manter todos os cuidados. E, para garantir a segurança e a saúde de todos os viajantes, o turismo pós-pandemia tende a sofrer mudanças e se adaptar ao cenário atual para atrair cada vez mais turistas.
Aliás, segundo o Ministério do Turismo, todas as transformações nesse setor foram feitas para garantir a segurança e a saúde dos turistas e, é claro, de todos os profissionais que estão envolvidos, como os da área de hotelaria, transporte, restaurantes, comércio e toda a população local.
Para isso, o Ministério do Turismo também criou uma série de medidas sanitárias obrigatórias que devem ser seguidas como forma de prevenção da COVID-19 e, dessa forma, garantir um passeio tranquilo e seguro para todos. Confira a seguir:
- Aferição da temperatura corporal;
- Álcool em gel ou líquido 70% disponível em todos os ambientes;
- Uso obrigatório da máscara;
- Ocupação reduzida de pessoas por metro quadrado;
- Atividades em conjunto com intervalos maiores;
- Limpeza, higienização e desinfecção frequentes de ambientes e superfícies;
- Locais demarcados em restaurantes e recepções, por exemplo.
Além disso, o Ministério do Turismo garante que todos os hotéis passaram por treinamentos em relação a esse protocolos, tudo isso para garantir um certificado e o selo Turismo Responsável para, dessa maneira, ganhar a confiança e atrair cada vez mais hóspedes aos locais.
Viagem cada vez mais perto de casa…
Outra tendência do turismo pós-pandemia são as viagens domésticas, para locais cada vez mais perto de casa e que possam ser feitas de carro para evitar qualquer contato com muitas pessoas e aglomerações.
Destinos mais calmos e sem agitação também estão sendo muito procurados, como cidades do interior cada vez mais afastadas e praias desertas para garantir momentos de muito relaxamento, tranquilidade e conexão com a natureza.
Além disso, uma opção aos hotéis são as casas de aluguel para temporada, onde as pessoas se sentem muito mais seguras e confortáveis, levando em consideração aspectos como a higiene do local e o isolamento social, saindo um pouco da rotina e reafirmando esse estilo de turismo pós-pandemia.
Saúde em primeiro lugar
Manter-se saudável tem sido um dos principais quesitos para viver uma vida cada vez melhor. E esse novo estilo de vida tem refletido diretamente no turismo pós-pandemia, já que grande parte das pessoas estão procurando locais sustentáveis e que tenham ações que ajudem a preservar o meio ambiente. Ecoturismo em primeiro lugar.
Você conhece o Workcation?

Esse termo foi criado agora durante a pandemia para denominar os profissionais que trabalham remotamente e que querem viajar, mas ainda assim não podem ficar desconectados do trabalho. Essas pessoas procuram um local para alugar que atenda a apenas uma exigência: acesso à internet sem fio.
E esse foi um dos principais benefícios que a pandemia trouxe: a disponibilidade do trabalho à distância em qualquer lugar, bem longe do escritório, da agitação e aglomeração de pessoas.
Outro ponto positivo é a maior disponibilidade de tempo, já que não é mais preciso fazer o trajeto de ida e volta do escritório, usando esse tempo – e o do almoço – para outras atividades, sejam elas domésticas ou até mesmo para exercícios de corpo e mente. Tendência que já tem sido colocada em prática e que promete ganhar cada vez mais adeptos no turismo pós-pandemia.
Por fim, fique por dentro dos conteúdos exclusivos aqui do 60+ e confira dicas de como planejar suas próxima viagem pós-pandemia e destinos no Brasil para todos os gostos.








